Alemanha – Missionários do Projeto Europa: fonte de renovação |
RMG – Trabalhos e alegrias de um missionário na Bélgica |
Itália – II Encontro de missionários salesianos do Projeto Europa |
(ANS – Munique) – Em 13-17 de fevereiro realizou-se o III Encontro dos Missionários na Europa, organizado pelo Setor das Missões, no ‘Salesianum’, de Munique, na Alemanha. Nesse encontro bianual havia, entre missionários, acompanhantes, alguns Inspetores, 51 participantes. Presentes também o P. Guillermo Basañes, Conselheiro Geral para as Missões, com a Equipe do Setor, e o P. Tadeusz Rozmus, Conselheiro para a Europa Centro-Norte. Tema do Encontro foi “Revitalizar o Carisma Salesiano na Europa”.
No primeiro dia de trabalhos, o P. Pascual Chávez, Reitor-Mor Emérito, fez uma exposição sobre o Projeto Europa à Luz do Capítulo Geral 26 e da Situação da Europa Hoje, sublinhando que o objetivo principal é relançar o carisma salesiano no Continente, mediante três grandes opções: revitalização endógena do carisma nos irmãos e nas comunidades; redesenho das presenças salesianas nas Inspetorias; envio de missionários bem preparados do ponto de vista linguístico, cultural, missionário.
De tarde o P. Martín Lasarte, da Equipe do Setor Missões, ajudou os participantes a fazer uma reflexão bíblica sobre “Paulo, missionário do Projeto de Deus para a Europa”, apontando seis qualidades de um Missionário (1Ts 2,1-12).
No segundo dia, o P. Martin Üffing, Verbita, Encarregado do projeto congregacional “Roscommon Consensus” lançado em 1990, partilhou os desafios colocados aos missionários verbitas e a sua contribuição específica ao crescimento da missão e do carisma verbita na Europa. Sua experiência, à luz de 25 anos de atividades, mostrou-se de grande utilidade para o debate, ao longo de todo o nosso Encontro.
No terceiro dia, enfim, o P. Alfred Maravilla, do Setor Missões, apresentou uma relação sobre os traços característicos do secularismo europeu, os desafios para a vida salesiana e as oportunidades para o Primeiro Anúncio entre os Jovens europeus, hoje.
Após cada exposição seguiu-se tanto uma partilha em grupos quanto debates em assembleia. Já antes do encontro os missionários participantes e os Conselhos Inspetoriais interessados haviam recebido um questionário preparatório para individuar luzes e sombras no percurso já feito.
No encerramento o P. Basañes sublinhou a caminhada que missionários e Inspetorias são chamados a perfazer, individuando objetivos claros para os próximos anos, até ao próximo encontro, em 2018, em Santiago de Compostela, na Espanha.
Publicado em 18/02/2016