Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. EDITORIAL

18/2/2009 - 20 de fevereiro
Imagen Editorial20 DE FEVEREIRO

Em novembro de 2007 a Assembléia Geral das Nações Unidas estabeleceu a celebração do “Dia Mundial da Justiça Social” e, com u’a específica resolução, convidava os Estados membros a empenhar-se pela promoção de concretas atividades nacionais, em sintonia com os objetivos da Cúpula Mundial para o Desenvolvimento Social (Copenhagen, 1995) e da 24ª Sessão Especial da Assembléia Geral (Genebra, 2000). 

Apresentada oficialmente no decorrer de uma mesa redonda no Palácio de Vidro, no dia 10 de fevereiro passado, em coincidência com a sessão da Comissão para o Desenvolvimento Social, o Dia quer lembrar que o desenvolvimento social visa a justiça social, a solidariedade e a igualdade dentro e entre as Nações, valores esses que constituem o fundamento de todas as sociedades.

Os governos se comprometeram a promover a justiça social em nível nacional, regional e internacional; a équa distribuição do lucro nacional; e um mais amplo acesso aos recursos através de critérios de equidade, igualdade e igual oportunidade para todos. Acentuava-se além disso, como fundamento de uma autêntica “sociedade para todos”, o respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais.

Finalidade desta celebração é a de contribuir para a ulterior consolidação dos esforços da comunidade internacional, orientados a vencer a pobreza e a promover um trabalho digno para todos, a igualdade de sexo, o acesso ao bem-estar social e à justiça.

Dois os possíveis destinos de tal iniciativa: revestir-se da pátina das celebrações formais, aptas apenas a juntar bons propósitos, ou tornar-se uma oportunidade para dar passos concretos a fim de que sejam enfrentadas e resolvidas as injustiças presentes em todos os lugares. O que dá unidade aos “objetivos do milênio”, aos direitos humanos ou à justiça social é a centralidade da pessoa.

Do atual panorama mundial emerge quão seja urgente dar passos eficazes e percursos concretos. Os mesmos governos, ao aprovar a resolução para celebração do “Dia Mundial da Justiça Social”, se comprometeram a dar vida a um plano de ação, pela promoção da justiça social a nível nacional e internacional.

É direito e dever de todo o cidadão verificar a atuação de tal compromisso!

Publicado em 18/02/2009


Os últimos Editorial
24/1/2011 - Verdade digital
28/10/2010 - A sociedade da tristeza
22/5/2009 - Novas tecnologias, novas relações
18/2/2009 - 20 de fevereiro
24/12/2008 - Não havia lugar para eles…

comunica ANS news

Editorial da última semana
Editorial do último mês