Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. SERVICE

6/11/2009 - 141ª Expedição Missionária - Preparação
Imagen Service-141ª EXPEDIÇÃO MISSIONÁRIA - PREPARAÇÃO
CONSELHEIRO GERAL PARA AS MISSÕES
Bangladesh-Utrail, 11 de novembro de 2009
Missões-061
AOS SENHORES INSPETORES
AOS DELEGADOS  DE ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA

141ª Expedição Missionária - Preparação

CARÍSSIMO P. INSPETOR,

envio-vos mui cordiais saudações desde Bangladesh – Utrail, uma das mais recentes fronteiras das missões salesianas. E aqui estou exatamente no dia aniversário da primeira expedição missionária de Dom Bosco (11 de novembre de 1875) junto com o P. Francis Alencherry a fim de dar graças a Deus porque novamente nos envia a ser sinais e portadores do seu Amor aos jovens e ao povo deste lindíssimo país.
Para Dom Bosco ser cristão significa sentir-se mandado por Deus a proclamar o Evangelho. E não há nada que mais nos alegre e torne felizes que expendermos a vida, doar-nos inteiramente como missionários "ad gentes – ad extra – ad vitam”, com toda a radicalidade do ‘da mihi animas, cetera tolle’.
Depois de acompanhar o grupo dos 33 neomissionários de 2009 tanto na preparação quanto na passagem às suas novas Inspetorias, estamos agora a olhar para a frente, para a Expedição do próximo ano. No ano de 2009 – ao celebrarmos o Sesquicentenário de nascimento da nossa Congregação – temos sentido uma generosidade missionária muito mais significativa: além dos 37 neomissionários, outros 60 irmãos já fizeram o pedido e estão prosseguindo a caminhada do discernimento da vocação missionária.

O tema do DOMISAL 2009 – “Mantém viva tua chama missionária!” – foi muito bem acolhido. E ajudou a despertar a animação missionária em muitas regiões. Falta ainda, antes que termine 2009, reunir-me com os Delegados inspetoriais de animação missionária das regiões da África e da Europa Oeste. Queremos, através do «Cagliero 11» - boletim mensal de animação missionária salesiana –, manter-vos informados acerca das necessidades e dos recentes desenvolvimentos das nossas missões.

Sem missionários não há missões! O melhor fruto da animação missionária são as vocações missionárias "ad gentes”. Graças a esses irmãos, experimentamos de maneira visível que “a fé se fortalece doando-a” (João Paulo II, Redemptoris Missio 2). Quero ajudar todas as Inspetorias a reconstruir as dinâmicas missionárias dos primeiros tempos salesianos, tempos em que toda nova expedição de missionários era saudada com entusiasmo, tempos em que Dom Bosco mandava às missões os seus melhores filhos, tanto que no dia da sua morte 20% dos primeiros salesianos trabalhavam na América. Todo dia 11 do mês, rezemos pelos missionários e pelas novas vocações missionárias.
Apresento-vos também neste ano os frutos da 140ª expedição missionária e as necessidades das missões de hoje.
   Para ajudar os irmãos a discernirem com cuidado essa vocação dentro da vocação, eis-vos as etapas do caminho feito pelos candidatos a missionários:

1. Todo itinerário começa por um pedido dirigido ao Reitor-Mor, baseado obviamente num primeiro discernimento de cada irmão: todo candidato se põe à disposição da Congregação, podendo entretanto exprimir também a sua preferência ou predisposições concretas para um específico território missionário.

2. É preciso antes de tudo um bom discernimento de vocação missionária "ad gentes”. Normalmente, depois do pedido dirigido ao Reitor-Mor, solicita-se ao Superior do candidato que proceda a um discernimento, seguindo alguns critérios (V. Anexo - Critérios). A chave do bom discernimento está na colaboração de três níveis: local, inspetorial e de Dicastério para as Missões. Possuir, antes de tudo, o parecer do Inspetor com o seu Conselho sobre o candidato - é muito importante.

3. Depois do êxito positivo no discernimento, o Reitor-Mor designa o candidato para um lugar na futura missão. Um bom conhecimento da pessoa e das suas capacidades muito ajuda a evitar indesejáveis surpresas no futuro. Dá-se a seguir um diálogo entre os dois Inspetores envolvidos, a fim de facilitar adequadamente tanto a preparação quanto a passagem à nova mansão.

4. O curso para os neomissionários da Expedição Missionária 141 será feito em Roma-Casa Geral e em Turim (de 2 a 26 de setembro de 2010). Os objetivos do curso seguem uma primeira orientação para responder à nova chamada – na dimensão cultural-antropológica, teológica e salesiana. Duas semanas em Roma e uma semana de peregrinação às raízes do carisma ajudam a aprofundar as motivações e a iniciar uma caminhada de formação permanente de cada missionário. Podemos mandar o material do curso como ajuda na formação inicial, segundo as necessidades (P. Alfred Maravilla: cagliero11@gmail.com).
   
Para facilitar um bom discernimento e a preparação dos futuros missionários convido-o a enviar-me os eventuais nomes dos seus candidatos missionários ou de enviar os seus pedidos diretamente ao Reitor-Mor o mais depressa possível (melhor antes de 31 de janeiro de 2010).

O Capítulo Geral 26 sugere que cada inspetoria “promova o espírito missionário, coloque generosamente à disposição do Reitor-Mor pessoal salesiano para a «missio ad gentes» e favoreça as vocações missionárias também entre os leigos e as famílias” (n. 49). Nos últimos meses a lista das necessidades urgentes das missões salesianas foi atualizada pelo Reitor-Mor: ‘Necessidades prioritárias das missões salesianas hoje’.

Existe atualmente no Dicastério uma relação de nomes de diversos candidatos que nos últimos anos mandaram seu pedido ao Reitor-Mor. Alguns deles são ainda noviços ou estudantes de filosofia ou teologia; e não poderão partir imediatamente. Há candidatos que estão fazendo o primeiro ano de tirocínio em lugares de missão a fim de analisar a própria vocação missionária «ad gentes». - Houvesse qualquer pergunta ou esclarecimentos a serem feitos, estou sempre ao vosso inteiro dispor.

 Termino com os votos de fecunda animação entre os irmãos que vos foram confiados.
 EM DOM BOSCO SANTO,
 
P. VÁCLAV KLEMENT
Conselheiro para as Missões


OBRIGADO PELA GENEROSIDADE MISSIONÁRIA NO SESQUICENTENÁRIO DA CONGREGAÇÃO

Irmãos SDB que receberam do Reitor-Mor o Crucifixo missionário
no dia 27 de setembro de 2009

01 P De Verchère Xavier FRANÇA CHADE (ATE)
02 P De Pablo J. Juan Carlos ESPANHA-Bilbau ARGENTINA-Patagônia (ARS)
03 S Werun Antonio INDONÉSIA MONGÓLIA (VIE)
04 S Vincent Nguyen Quoc Bao VIETNÃ PARAGUAI (PAR)
05 S Joseph Do Van Dung VIETNÃ VENEZUELA (VEN)
06 L John Baptist Doan Van Tan VIETNÃ UGANDA (AGL)
07 L Dominic Vu Van Khanh VIETNÃ PARAGUAI (PAR)
08 S Paul Tran Bao Thang VIETNÃ PERU (PER)
09 S Jos. Mart.Nguyen Manh Hien VIETNà  ZÂMBIA (ZMB)
10 S James Dang Dinh Minh Thang VIETNÃ VENEZUELA (VEN)
11 P Cyril John Edamana ÍNDIA - Bangalore GRÃ-BRETANHA (GBR)
12 P Somora Stanislav ESLOVÁQUIA – QUÊNIA (AFE)
13 S Jayaraj Mari Arulappan ÍNDIA-Chennai GRÃ-BRETANHA (GBR)
14 S Guria Paules ÍNDIA-Guwahati UGANDA (AGL)
15 P Santiago Martínez Martin ESPANHA-Madri CUBA (ANT)
16 L Matellan Carro Antonio ESPANHA-Leão GUINÉ EQUATORIAL (ATE)
17 P Vázquez Francisco ESPANHA-Sevilha BENIN (AFO)
18 P Adaikalaraja John ÍNDIA-Tiruchy HOLANDA (BEN)
19 P Perego David ITÁLIA LITUÂNIA (ILE)
20 S Lopez Mulet Druhznier CUBA ARGENTINA-Patagônia (ARS)
21 P Kociolek Pawel POLÔNIA-Cracóvia BANGLADESH (INC)
22 S Maswili Stephen Musya  QUÊNIA Papua Nova Guiné (FIN)
23 S Praveen Antony ÍNDIA-Chennai ÁUSTRIA (AUS)
24 S Kariuki Peter QUÊNIA Delegação SUDÃO (AFE)
25 S Paluku Maneno Moise– REP. D. CONGO PAPUA N. GUINÉ (FIN)
26 P Idczak Blazej Sebastian POLÔNIA-Piła ÁUSTRIA (AUS)
27 P Vladimir Fekete ESLOVÁQUIA AZERBAIJAN (SLK)
28 P Escobedo Marcos Sergio MÉXICO ITÁLIA (RMG)
29 P Timothy Choi CORÉIA PAPUA N. Guiné (FIN)
30 P Anton Odrobinak ESLOVÁQUIA EQUADOR (ECU)
31 S Esteves Ramalho Enio TIMOR-LESTE EQUADOR (ECU)
32 S De Rossi Raja ÍNDIA-Tiruchy HUNGRIA (UNG)
33 S León Mendoza Alejandro José  VENEZUELA ORIENTE MÉDIO (MOR)

Irmãos SDB mandados, mas que não puderam estar em Valdocco
34 P Emil Ekka ÍNDIA–Kolkatta BANGLADESH (INC)
35 P Boix Santiago URUGUAI ANGOLA (ANG)
36 S Augustin Togo INDONÉSIA EQUADOR (ECU)
37 S Andrea Jebarus INDONÉSIA HOLANDA (BEN)

Nos últimos 12 meses perto de 100 irmãos responderam ao apelo do Reitor-Mor. Além dos 37 já mandados da 140ª expedição missionária jubilar, há perto de 70 fazendo discernimento vocacional missionário salesiano com os olhos voltados para as próximas expedições.

Membros da Família Salesiana enviados pelo Reitor-Mor
Filhas de Maria Auxiliadora (6)
Filhas dos Sagrados Corações (1)
Voluntários missionários leigos (16 – Itália, Polônia, República Tcheca, Espanha, Eslováquia): representam perto de 250 jovens do voluntariado salesiano da Europa (missionário), que prestam pelo menos 12 meses de serviço nas missões salesianas.

AJUDE DOM BOSCO A REALIZAR SEUS SONHOS MISSIONÁRIOS HOJE!

NECESSIDADES PRIORITÁRIAS DAS MISSÕES SALESIANAS 2009-2010
Atualizado pelo Reitor-Mor em 29.07.2009

Inspetorias Línguas necessárias Características – ambiente e qualidades pedidas aos missionários
ÁFRICA – Oriente Médio
MOR- Turquia (n.1)
- Países árabes(n.2) Turco Ambiente árabe - muçulmano, multi-religioso, grande necessidade de remoçar a Inspetoria, testemunho de vida – vocações sólidas
FRA
Marrocos Francês, Árabe Ambiente muçulmano, obras educativas (CFP, escola), missão de testemunho
IRL
Tunísia Francês, Árabe Ambiente muçulmano, diretor de escola, missão de testemunho, proclamação direta impossível
MDG
Madagascar Francês, Malgaxe Primeira evangelização – Bemaneviky, poucos SDB
ATE - Chade,
Guiné Equatorial... Francês Poucos SDB  (ambiente multi-religioso; islâmico)
AFE Sudão Inglês, Árabe Poucos SDB na Delegação, Sul: animistas, primeira evangelização; Norte: muçulmanos
AGL Uganda Inglês Poucos irmãos – comunidades débeis
ÁSIA-OCEÂNIA
INC
Bangladesh: Inglês, Bengali País muçulmano, fundação de 2009 (Fr. Alencherry)
CIN
Serviços chineses Chinês, Inglês Para ajudar a Inspetoria com jovens irmãos (Macau, HK, Taiwan)
Necessidade de SDB irmãos – nec. de vocações sólidas
FIS
Paquistão Inglês,urdu (hindi) Pouquíssimos SDB, ambiente muçulmano não fácil, educação técnica - necessidade de salesianos irmãos
VIE
Mongólia Inglês (Russo) - Mongol Poucos irmãos, primiera evangelização, CFP-Procura-se técnico, clima severo (temperaturas abaixo de zero)
PNG&SI
Delegação Inglês, Pidgin Eng Ilhas do Pacífico: após 30 anos, pouquíssimas vocações locais, obras educativo-técnicas
THA
Laos Inglês, laosiano ou tai 2004 CFP administrada por leigos, SDB: coadjutor para começar a presença religiosa; regime comunista
SLK Azerbajdzan
`Missio sui iuris` Russo ou inglês, azeri  Só 400 católicos, islã moderado; pedido para internacionalizar as comunidades: irmãos não-eslovacos
AMÉRICA
BMA - Amazônia Português, línguas indígenas Missões entre povos indígenas.
BRE – Nordeste Português Necessidade de irmãos (Inspetor ao RM 2008)
ARS - Patagônia Espanhol Primeiras missões salesianas, igreja fraca, poucos pastores, missões rurais entre grupos indígenas (Mapuches e outros)
PAR
Vicariato - Chaco Espanhol - Guarani Vicariato do Chaco, poucos SDB e idosos – refundar a missão
PER
Vicariato- Pucallpa Espanhol
línguas indígenas Missão amazônica – Vicariato confiado aos SDB, poucos irmãos – ‘Ashuar’; Missões entre os Quíchuas do Vale sagrado (Cusco)
VEN
Vicariato Amazônico Espanhol,
línguas indígenas Missão amazônica – Vicariato confiado aos SDB, poucos irmãos – Ianomâmis
ECU
Vicariato Méndez Espanhol-espanhol
línguas indígenas Missão amazônica – Vicariato confiado aos SDB, poucos irmãos – ‘Ashuar-Shuar’; Missões entre os Quíchuas (Região andina)
CAM - Guatemala
Vicariato El Peten  Espanhol
línguas indígenas Missão indígena - agora um só SDB: o bispo
EUROPA – Projeto Europa (CG26): pedidos oficiais
GBR
(Grã-Bretanha): Inglês Trabalho entre migrantes, paróquias, escolas; centro de espiritualidade, irmãos europeus e africanos
BEN e Holanda Flamengo-Holandês Obra em Amsterdã para migrantes, comunidade internacional
AUS - Áustria Alemão Centros juvenis-Oratórios, Paróquias, Obras para migrantes, MJS
IRL - Irlanda Inglês Paróquia, Centro juvenil
França-Bélg. Sul Francês Paróquia, Escola, Centro juvenil (Bruxelas)
CEP
Bulgária Búlgaro e línguas ‘Rom’ Missionários entre os Rom (ciganos) - diáspora católica em país ortodoxo - pedido para internacionalizar as comunidades - irmãos não-checos
Cor amarela: Territórios confiados pela Santa Sé à Congregação salesiana (‘ius commissionis’ = convênio).
Cor vermelha: Necessidades do Projeto Europa apenas iniciado.
Em nível de Regiões, as fronteiras missionárias têm muitas outras necessidades:
- Ásia Sul (Centro–Norte da índia: por apelo da Inspetoria salesiana de Délhi: INN – uma área de 500M de habitantes).
- África (Solidariedade regional para com as Visitadorias mais débeis: AFM, MOZ, ZMB).
- América (Missão continental de Aparecida – convite para auxílio recíproco, pastoral dos migrantes).

DIREÇÃO GERAL OBRAS DOM BOSCO
Via della Pisana, 1111 – 00163 ROMA
Tel: +(39)-06-656-121; escritório: 06-656-1259; fax: 06-656-12-556
E-mail: vklement@sdb.org; vklementsdb@gmail.com

comunica ANS news


Os últimos Service
12/2/2016 - França – Entremos na resistência contra o terrorismo
29/1/2016 - RMG – Meus queridos Jovens: DEIXEM-SE CONQUISTAR POR JESUS
6/11/2015 - Nigéria – Nasce a primeira obra salesiana no Norte da Nigériasob a ameaça dos grupos terroristas
23/10/2015 - RMG - "Os jovens, os médicos e os enfermeiros foram os verdadeiros heróis da luta contra o Ebola"
4/9/2015 - RMG - Comunicação sobre o encontro dos Conselhos-Gerais SDB-FMA

Service da última semana
Service do último mês