Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

10/9/2013 - Itália - Importância do diretor espiritual. Duas histórias vocacionais
Fotos do artigo -ITÁLIA – IMPORTÂNCIA DO DIRETOR ESPIRITUAL. DUAS HISTÓRIAS VOCACIONAIS

(ANS – Roma) – No dia 8 de setembro fizeram os primeiros votos, numerosos jovens dos vários noviciados salesianos em tudo o mundo. Na Basílica do ‘Sacro Cuore’, em Roma, foi o mesmo Reitor-Mor a receber os votos, manifestando com isso a vizinhança paterna do IX Sucessor de Dom Bosco aos membros mais jovens da Congregação, que como tais estão cheios de entusiasmo, mas que precisam também de especial atenção em seu crescimento vocacional. É que todahistória vocacional é um caso particular, como demonstram os testemunhos de dois jovens formados em Pinerolo, província de Turim.

Conta Yurii Zhuk, 19 anos, um do cinco noviços ucranianos, formados em Pinerolo: “A minha família é muito simples. Minha mãe faz pão. Meu pai tem posto de gasolina. E há mais a minha irmã mais velha. Foram meus pais a transmitir-me a Fé. Aos dez anos comecei a ser coroinha. Contemporaneamente, freqüentei artes marciais. Um dia conheci alguns meus coetâneos com os quais decido fazer amizade”.

É “uma companhia tipo Miguel Magone”, onde Yuri – que também continua a frequentar a Paróquia – adquire lentamente alguns péssimos hábitos: fumo, bebida... Trai a própria ‘namorada’ com a de um de seus amigos… Um dia, sempre com seus amigos, Yuri dá-se conta de que ali não é o seu lugar. No domingo seguinte, enquanto saíra da missa para fumar, pela primeira vez em vários anos aceita o convite de um salesiano a reentrar na igreja...

Inicia um caminho de crescimento cristão, feito de encontros com um guia espiritual, romarias, novas amizades com jovens “que vivem sem fumar, sem dizer palavrão”. No fim, sem saber bem do que se trate, Yuri começa a participar de encontros vocacionais em L'viv, primeira etapa de um caminho que o leva em seguida ao aspirantado, ao pré-noviciado com outros seis amigos, finalmente à Itália, ao noviciado de Pinerolo, na Itália.

Diferente o percurso de Damiano Slanzi, 24 anos, originário da Inspetoria Itália Meridional: “Deus plantou em mim um germe vocacional desde a minha infância, graças antes de tudo à minha família, autêntica ‘igreja doméstica’, que fez com que os valores cristãos fossem por mim absorvidos desde o início. Ter três irmãos mais pequenos que eu também me fez crescer em simplicidade, em sentido de sacrifício e de dever”.

Reprovação nos estudos, amigos “secularizados” e o desejo de independência, entretanto, puseram a dura prova a fé do Damiano, que, numa fase da sua vida, chega a ter vergonha de ir à Missa. Depois de perder um ano escolar, uma peregrinação mariana reaproxima-o de Deus: “Foi mui comovente experimentar que, apesar de ter buscado cancelá-Lo da minha vida, Ele sempre continuava a estar-me ao lado. Experimentei-o claramente na Confissão feita naquela romaria, depois de seis anos que não o fazia”.

Também para Damiano foi fundamental a direção espiritual de um salesiano que o acompanhou orientando-o a frequentar o caminho vocacional proposto pela Inspetoria. Seguiu-se depois uma experiência missionária na Moldávia, o pré-noviciado, o pedido de admissão ao noviciado, feito exatamente no dia 24 de maio, Solenidade de Maria Auxiliadora.

Publicado em 10/09/2013

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês