Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

27/7/2013 - Brasil - Passeando pelas ruas da JMJ
Fotos do artigo -BRASIL – PASSEANDO PELAS RUAS DA JMJ
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Rio de Janeiro)– A Jornada Mundial da Juventude 2013 Rio está chegando a seu ápice com a Vigília de Oração e o seu Encerramento na Santa Missa, em Copacabana – últimos encontros oficiais. Sexta-feira, 26 de julho, viu os jovens empenhados na última catequese, na participação na Via-Sacra ao longo da Copacabana; mas não só.

Circular pelas ruas do Rio nestes dias é muito interessante. Deparam-se jovens de tantos países; assiste-se à permuta de bonés, camisetas, ‘gadgets’, bandeirolas, pequenas imagens sacras (entre as quais Laura Vicuña e Zeferino Namuncurá). Frequentes as cenas de reconhecimentos, nos meios de transporte, nos restaurantes, nos bares, durante os longos momentos de espera dos grandes eventos.

Ontem, graças a um lindo dia de sol, muitos foram ao Corcovado para visitar o Cristo Redentor e não poucos o fizeram a pé. Também o Reitor-Mor, com alguns membros do Conselho Geral, optou por esta modalidade. Nessas circunstâncias, encontrar-se com o P. Chávez pode ser interessante!

Com frequência,  pois, jovens da AJS/MJS, ex-alunos, religiosos, jornalistas e também bispos reconhecem-no: e então é necessário parar porque o rito se renova, mesmo à distância de poucos minutos: uma afável saudação, uma palavra cordial e alegre do Reitor-Mor, o pedido de uma foto (que com frequência se multiplica em proporção ao número do grupo), de uma bênção ou, no caso dos jornalistas, de uma... entrevista.

Podem-se definir momentos de folclore. Mas desses encontros emergem fragmentos de história, que atestam quanto seja conhecido Dom Bosco e quanto seja o bem que os Salesianos vão cumprindo nas diferentes Casas pelo mundo.

Belen Aires, uma jovem da obra salesiana de Sucre, Bolívia, participa pela primeira vez de uma JMJ. Ao divisar na praia de Copacabana o Reitor-Mor, corre-lhe ao encontro, dizendo: “Estou ainda muito emocionada e entusiasta pelo dia 24 de julho, quando me encontrei com Jovens do Movimento Juvenil Salesiano de outros Países e conheci o senhor. Estou feliz por participar desta JMJ, por encontrar-me com o Papa. Creio que seja o melhor presente que Deus me tenha dado até agora”.

Gabriel é um ex-aluno da Casa salesiana de Sesto San Giovanni, Itália. Conheceu Alessandra na JMJ de Sydney; depois participaram daquela de Madri como namorados e, recém-casados, estão fazendo a sua viagem de núpcias em concomitância com a JMJ do Rio: “A JMJ marcou a nossa história e optamos por vir aqui nestes dias. Foi tão bom além disso encontrar-nos aos pés do Cristo do Corcovado com o Sucessor de Dom Bosco: sempre ouvia falar quando estudava em Sesto. Finalmente o pude conhecer aqui!”.

Carlos nunca esteve numa Casa salesiana, mas conhece os filhos de Dom Bosco porque é um assíduo leitor do Boletim Salesiano brasileiro: utiliza-o como subsídio para a animação que faz na sua paróquia em Ji-Paraná, no estado de Rondônia. Ele mesmo desejou contar isso ao Reitor-Mor para depois apresentá-lo ao seu amigo, Cesar.

Muitos outros foram os grupos encontrados junto com sacerdotes e religiosos que, aproximando-se, o saudaram expressando-lhe toda a sua grande estima.

Publicado em 27/07/2013

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês