(ANS – Canlubang) – Seguindo as orientações da 'Ratio' e do Sistema Salesiano de Comunicação Social (SSCS), os formadores do pós-noviciado salesiano de Canlubang – que reúne salesianos de ambas as Inspetorias filipinas – integraram de modo formal um curso de Comunicação Social em seu programa de formação.
A opção foi assumida para dotar os jovens salesianos de conhecimentos e competências necessárias para educar e evangelizar os jovens de hoje. O curso, considerado parte integrante da formação salesiana dos pós-noviços, é oferecido em concomitância com os Cursos de Filosofia, Catequética e Estudos Salesianos.
Embora houvesse também no passado esporadicamente cursos de formação à Comunicação Social, esta é a primeira vez que a matéria se insere formalmente no programa de estudos, nesta particular fase da formação salesiana. O P. Caesar Dizon, Vigário e docente de Catequética do Pós-noviciado, é o facilitador do curso e ministra uma lição semanal aos pós-noviços: todas as segundas, para os do I ano, e toda quinta-feira para os do II.
O livro “Shepherds for an Information Age” (Pastores para uma era de Informação), édito pela ‘BOSCOM-INDIA’, é um dos textos de referência para o curso. A metodologia formativa estabelece, além disso, que cada pós-noviço presida por turno uma aula do curso. Quem é nomeado líder deve em seguida adaptar o material ao contexto filipino e, além de preparar questionamentos para a reflexão mediante vídeos ou encenações, deve também supervisionar os seus colegas nas atividades de grupo. “Até agora as aulas foram caracterizadas por uma surpreendente criatividade e diversão” – raconta um pós-noviço. Cada lição se conclui com uma avaliação dos objetivos alcançados e uma avaliação da eficiência do líder.
O material utilizado nas aulas são ao depois ‘carregados’ online na seção “eClassroom”, para ser utilizado pelos pós-noviços que virão nos próximos anos ou, também, para a formação dos animadores salesianos.
Além das aulas ao vivo ou frontais, os pós-noviços participarão de um dia inteiro de trabalho no mês de novembro, com um seminário e um laboratório organizados pela Secretaria de Comunicação Social, da Inspetoria das Filipinas Norte. O P. Bernard Nolasco é o responsável pela Comissão.
Publicado em 15/07/2013