Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

4/7/2013 - Albânia - Verão no Oratório de Scutari
Fotos do artigo -ALBÂNIA – VERÃO NO ORATÓRIO DE SCUTARI
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Skhoder) – O Centro Juvenil Dom Bosco, de Scutari, em seu 20° ano de atividades, fica aberto todos os dias e conta com perto de 600 jovens inscritos os quais o frequentam regularmente durante todo o ano. Neste período de verão entretanto o número de jovens sobe vertiginosamente até a 1000, graças à atração dos Jogos de Verão, que por três semanas oferecem divertidas competições, jogos, esporte, danças…

O tema deste ano é: “Liberdade rumo ao Rio”, baseado no filme de animação “RIO”, com uma clara referência também ao 28ª Jornada Mundial da Juventude. A finalidade é sempre a mesma: educar pelo divertimento. E os meninos são os primeiros a gostar dessa modalidade: na presença salesiana residem normalmente 35 menores, oriundos de alguns povoados pobres e periféricos, que em sua maioria voltam para as férias com a família. Mas ninguém queria ir! Antes, alguns ficaram para ajudar os animadores nos jogos.

Os Jogos de Verão são programados para o mês de julho, mas o pedido de brinquedo e acompanhamento pelos jovens é tal que com freqüência realizam-se também outras atividades nos meses de junho e de agosto. Encerrados os Jogos, p. ex., já estão programados mais três acampamentos para diferentes grupos de idade, cada qual com 30/40 inscritos.

Entrementes o P. Miguel Gentile, Pároco, continua a ocupar-se da vasta paróquia (40 km²) com as suas 4000 almas a ele confiadas. No pouco tempo livre não deixa de cuidar de uma granjinha, cujos produtos e frutos são extremamente saboreados por todo o povo, sobretudo pelas crianças.

A fim de prestar um melhor serviço aos jovens do oratório, projetam-se trabalhos também para o campo de basquete, dotando-o quem sabe de uma cobertura, com a finalidade de torná-lo polifuncional durante todos os meses do ano.

A comunidade cristã soube também que Odise Lazri, salesiano albanês, primeira vocação salesiana missionária surgida nesta terra, deixará Scutari pela África do Sul, no próximo mês de setembro: “Fará uma grande falta a todos, sobretudo aos tantíssimos meninos que acompanhou e cresceu ao longo dos anos – disse o Diretor da Comunidade, missionário vietnamita, P. John Baptist Tran Tan Huy –. Quem gostaria de vir ocupar o seu lugar?

Publicado em 04/07/2013

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês