Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

27/6/2013 - Itália - Mais de 240 jovens pelas estradas do Mundo
Fotos do artigo -ITÁLIA - MAIS DE 240 JOVENS PELAS ESTRADAS DO MUNDO

(ANS – Roma) – Também neste ano os Salesianos da Itália, em colaboração com o Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento (VIS, em italiano), propõem a jovens e adultos uma experiência de formação nos Países pobres. Estão na iminência de partir 241 jovens e 37 acompanhantes (32 SDB e FMA, dois casais, uma animadora).

Os jovens, ou moços, entre 18 e 35 anos, agora às vésperas da partida, se prepararam com formação específica feita nos meses precedentes nas Inspetorias salesianas da Itália. A experiência, que tem como uma das condições de base ser vivida em grupo, far-se-á em alguns países da Europa Leste, da África ou da América do Sul.

Apesar da diferença de lugares e projetos em que o jovens se encontrarão a trabalhar, o seu dia-tipo compreenderá oração, atividades de animação para adolescentes e crianças, encontro com os protagonistas da vida social local (professores, jornalistas, religiosos, agentes sanitários, agricultores, artesãos, etc.), Celebração da Eucaristia.

Não é uma viagem turística. A motivação profunda que impele os participantes é a vontade de viver uma experiência de serviço e confronto, que levará a um exame sério acerca da configuração da própria existência. A vida dos pobres, a sua dignidade evidenciada pela falta de estruturas e, às vezes, pela falta do necessário, a sua capacidade de recomeçar a luta cada dia, levam a um silencioso e eficaz juízo sobre a qualidade das nossas opções e dos nossos projetos, sobre quanto julgamos indispensável e sobre a densidade da nossa espiritualidade. Natural consequência é uma avaliação do quadro de valores em que inspirar as próprias decisões, e a aquisição de uma nova mentalidade para tornar-se agentes de paz e de desenvolvimento, capazes de opções operacionais coerentes com aquilo que se foi conhecendo.

A experiência, que em geral dura um mês, oferece a possibilidade de aprofundar o conhecimento de outras culturas e das causas de pobreza e de subdesenvolvimento que afligem alguns povos. Uma experiência que ajudará os jovens, uma vez repatriados, a ser cidadãos mais conscientes, capazes de tornar-se agentes de mudança social e política, e a prodigalizar-se em possíveis opções pessoais de voluntariado internacional.

Publicado em 27/06/2013

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês