Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

26/6/2013 - Espanha - Nova configuração dos Salesianos
Fotos do artigo -ESPANHA – NOVA CONFIGURAÇÃO DOS SALESIANOS

(ANS – Madri) – O Reitor-Mor dos Salesianos, P. Pascual Chávez Villanueva, comunicou ontem, 25 de junho, ulteriores detalhes sobre a nova configuração das Inspetorias salesianas na Espanha, que a partir do dia 24 de maio próximo serão duas: uma dedicada a São Tiago Maior, com sede em Madri, e outra, a Maria Auxiliadora, com sede em Sevilha.

A Inspetoria de Madri (centro nordeste do País) compreenderá a Galícia, as Astúrias, Cantábria, Países Bascos, Navarra, La Rioja, Castela e Leão, Castilla La Mancha (Ciudad Real e Guadalajara) e a Comunidade de Madri. A de Sevilha (que se estenderá ao longo da costa mediterrânea) abarcará Andorra, Catalunha, Aragão, Comunidade Valenciana, Ilhas Baleares, Castilla La Mancha (Albacete), Andaluzia, Estremadura, Região de Múrcia, Canárias.

Há atualmente na Espanha seis Inspetorias, com sede em Leão, Bilbau, Barcelona, Valência, Madri e Sevilha. São 1140 os salesianos, 97 os centros escolares (dos quais 57 de Formação Profissional), 92 as Paróquias, 127 os Centros juvenis e 89 as Plataformas Sociais.

Na carta enviada aos Salesianos da Espanha, o Reitor-Mor diz: “Estudamos conscienciosamente as consultas feitas nas seis Inspetorias, ouvindo o parecer dos irmãos acerca das Sedes inspetoriais e dos possíveis Patronos das novas Circunscrições. A participação foi significativa e os resultados suficientemente convergentes”.

Nestes dias de reunião do Conselho Geral da Congregação Salesiana, um dos temas de estudo foi o processo de configuração dos Salesianos na Espanha, “depois de refletir, dialogar e rezar, avaliando as diferentes possibilidades – explica o Reitor-Mor – e visando apenas o bem da Congregação”.

Esta decisão se insere no processo que, há já anos, estão fazendo os salesianos para reorganizar as presenças na Espanha. Como afirma o Reitor-Mor, “por ser importante, não se pode – sem dúvida – perder de vista o objetivo fundamental que nos propusemos. O que importa será viver este momento como uma oportunidade para o crescimento interior, a renovação pessoal e comunitária, e o impulso do carisma salesiano em vosso País”.

Por isso, e como já fez no início desse processo de reorganização, o IX Sucessor de Dom Bosco exorta os salesianos espanhóis a “olharem longe e ter o coração generoso para realizar uma nova realidade para a Congregação e a Espanha, e – pede-lhes mais uma vez – confiança e fidelidade em acolher a decisão do Reitor-Mor sem perder de vista o horizonte rumo ao qual nos prefixamos”.

O P. José Miguel Núñez, Conselheiro Geral para a Região Europa Oeste, fez-se intérprete dos sentimentos dos salesianos espanhóis: “Acolhemos a sua decisão com um sentido de fidelidade e espírito de obediência. Continuamos trabalhando com todas as nossas forças para alcançar os objetivos do processo em que estamos envolvidos: a convergência, a renovação das nossas Inspetorias e o entusiasmo carismático da presença salesiana na Espanha”.

Publicado em 26/06/2013

 

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês