Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

17/5/2013 - Índia - Programa de formação para crianças e adolescentes com precedentes penais
Fotos do artigo -ÍNDIA – PROGRAMA DE FORMAÇÃO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM PRECEDENTES PENAIS

(ANS – Mumbai (Ex-Bombaim)) – O projeto salesiano “Don Bosco Balprafulta”, nos dias 2 a 10 de março, desenvolveu um programa de cuidado e proteção a crianças e adolescentes com precedentes penais, residentes no ambiente estatal “Children’s Home”, de Dongri-Mumbai.

Os participantes foram convidados a cultivar aquelas qualidades que lhes permitirão fortalecer-se, superar dificuldades e construir uma sua própria interioridade. O programa, que se desenvolveu por quatro sessões formativas, foi muito mais que uma simples atividade de aprendizagem participada, orientado a dar apoio a um processo terapêutico: aos participantes foi mostrado quanto seja importante fazer a paz com o próprio passado e olhar positivamente para o futuro.

As sessões formativas dedicaram muito espaço ao desenho e aos trabalhos artísticos. Os rapazes aderiram com grande entusiasmo às atividade propostas, deram livre vazão às próprias emoções reprimidas e manifestaram os seus sentimentos com total liberdade através de símbolos e desenhos.

Os menores foram também introduzidos aos valores do escoteirismo, tanto graças a algumas referências ao fundador do movimento escoteiro, Baden Powell, quanto através de algumas atividades manuais, como a de montar as barracas e aprender os principais tipos de nós. Os rapazes divertiram-se muito com essas barracas, emprestadas para a ocasião pelo ‘Don Bosco Youth Service’, de Matunga.

Todo um dia se dedicou aos meninos em conflito com a lei, na qual todas as atividades foram acompanhadas por música e dança. A projeção do filme “Sahi Disha” (Rumo Certo) proporcionou dicas sobre como conduzir uma vida honesta e feliz, baseada nas virtudes.

Para marcar um corte com o passado, aos jovens foi proposta também uma especial atividade: o corte dos cabelos... 18 aderiram.

Os jogos cotidianos, cantos e momentos de festa tornaram o programa uma experiência inesquecível para todos: para os meninos da “Children’s Home”, de Dongri-Mumbai, que pediram expressamente de participar no futuro de outros semelhantes projetos; e também para os responsáveis pelo programa – isto é, para os membros do projeto ‘Dom Bosco Balprafulta’ – os quais, guiados pelo salesiano Michael Gaikwad, ficaram profundamente enriquecidos pela partilha com os pequenos órfãos com precedentes penais.

Publicado em 17/05/2013

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês