Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

2/5/2013 - Canadá - Solidariedade sem limites: do Iraque a Toronto
Fotos do artigo -CANADÁ – SOLIDARIEDADE SEM LIMITES: DO IRAQUE A TORONTO – UMA NOVA VIDA PARA UMA FAMÍLIA DE REFUGIADOS
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Toronto) – A comunidade da paróquia salesiana de Etobicoke, Toronto, iniciou em 2010 um processo de ajuda à distância a uma família de refugiados iraquianos. No passado dia 15 de abril, depois muitas travessias, a família pôde finalmente chegar a Toronto, onde, graças ao auxílio de muitos, tem a possibilidade de começar uma vida nova.

Apenas desembarcadas no aeroporto de Toronto, a Sra. Ahlam, mãe do pequeno núcleo familiar, e suas filhas Lara, Maryam e Roz, foram imediatamente acolhidas pelo P. John Puntino, diretor da comunidade salesiana de Etobicoke, pelo P. Michael Pace, pároco, e pelos membros da Comissão de assistência, da Paróquia: Antonietta Pace, Susan Sala, e Kay Saleke.

A história da família iraquiana foi antes atribulada e é mui representativa das dificuldades que se apresentam aos milhões de pessoas que hoje, em todos os lugares do mundo, se encontram a viver em contextos de guerra. Fugindo do Iraque devido ao clima de profunda insegurança reinante, a família encontrou refúgio na Síria, onde viveu dois anos. Tendo nesse meio tempo também a Síria se tornado teatro de guerra, as refugiadas iraquianas empreenderam recentemente uma arriscada viagem de ônibus de Damasco a Beirute, chegando ao depois a Roma, partindo dali para Toronto. Nesse meio tempo, entretanto, mais um duro golpe: a morte do pai da família, ocorrida faz poucas semanas, na Síria.

As quatro mulheres portanto chegaram exaustas ao Canadá, mas agradecidas pela oportunidade de um novo começar.

A comunidade paroquial de Etobicoke não esperou pela sua chegada: antecipou-se e forneceu apoio econômico e moral, à família, por um primeiro ano: vários grupos paroquiais e numerosos simples paroquianos dedicaram tempo e recursos para achar um apartamento, garantir o aluguel por um ano, mobiliar a casa, fornecer algum adorno e sobretudo iniciar um precioso serviço de acompanhamento humano, que as ajude no processo de inculturação e na criação de redes sociais e de amizades.

No dia 18 de abril, Ahlam festejou o seu primeiro aniversário canadense, ladeada pela comunidade salesiana de Toronto.

Publicado em 02/05/2013

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês