Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

29/4/2013 - Espanha - Diversidade cultural e religiosa, um desafio para a ação pastoral da Família Salesiana
Fotos do artigo -ESPANHA – DIVERSIDADE CULTURAL E RELIGIOSA, UM DESAFIO PARA A AÇÃO PASTORAL DA FAMÍLIA SALESIANA
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Madri) – Representantes de escolas, paróquias, centros juvenis, plataformas sociais e da Família Salesiana (FS) – mais de 50 pessoas, membros dos vários grupos da FS – reuniram-se de 19 a 21 de abril em Alcalá de Henares, Madri, para debater acerca da realidade da diversidade cultural e religiosa nos ambientes salesianos, propor critérios de atuação e boas práticas para a evangelização, e analisar as modalidades de envolvimento pastoral da FS.

O tema foi desenvolvido com três relações, às quais se seguiram debates, trabalhos em grupo e a apresentação das iniciativas já em curso. Francisco Javier de la Torre, da Universidade de Comillas, tratou da “Escuta, acolhida e interpretação da diversidade cultural e religiosa”; José Luis Sánchez, da Universidade de Granada, falou sobre como evangelizar num contexto de diversidade religiosa e cultural; Maria Angeles Pavón, da Universidade de Barcelona, analisou por sua vez os desafios que esperam a FS.

Na área das boas práticas já iniciadas, foram trazidos os casos do Instituto “Cidade dos Meninos”, de Madri; o Centro diurno de Jaén; a Associação Juvenil “Centro Amigos”, de Sant Vicenç dels Horts; a Paróquia de Ciutat Meridiana, de Barcelona; e o Centro juvenil Dom Bosco-Projeto ‘Puzzle’, de Madri.

Em cada grupo de proveniência foram a seguir elaboradas algumas reflexões e conclusões, a serem enviadas às várias equipes de coordenação (nacionais e inspetoriais).

O encontro de Alcalá de Henares nasceu de uma preocupação sentida em muitas realidades salesianas, à qual nestes últimos anos se tentou responder com muitas iniciativas, mas que requerem grande reflexão e séria análise. A FS espanhola procura realizar as Orientações propostas nos Capítulos Gerais (CG) dos Salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora: p. ex., o CG22 das FMA pede às comunidades educativas que sejam “lugares de acolhida, solidariedade e interculturalidade; espaços de intercâmbio fecundo, que tornem as pessoas abertas às exigências educativas”.

Analogamente, o CG26 dos SDB observa que “muitas das nossas obras se encontram em contexto multirreligioso, multiétnico e multicultural, o que lança novos desafios e oportunidades à evangelização. Dentre essas sobressai de maneira especial o relacionamento com o islã, que exige a definição de adequadas estratégias de diálogo e de anúncio. Onde não é possível um anúncio explícito ou imediato de Jesus Cristo, a nossa presença de educadores cristãos constitui um sinal profético e lança uma semente preciosa de evangelização” (ACG 401 n. 30).

Publicado em 29/04/2013

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês