Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

26/4/2013 - Malta - Jovens voluntários aprendem a ser empresários sociais para combater o desemprego juvenil
Fotos do artigo -MALTA – JOVENS VOLUNTÁRIOS APRENDEM A SER EMPRESÁRIOS SOCIAIS PARA COMBATER O DESEMPREGO JUVENIL
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Sliema) – “Transformar o voluntariado em empreendedoria social” foi o título de um curso de formação organizado pela rede de organizações juvenis “Don Bosco Youth-Net” (DBYN), e realizado de 31 de março a 7 de abril, no Centro juvenil salesiano, de Sliema, Malta. Serviu para motivar os jovens participantes a serem empreendedores e a desenvolver suas próprias soluções perante os problemas que afligem os jovens europeus de hoje.

Do curso de formação participaram 20 jovens voluntários procedentes da Áustria, Bélgica, Alemanha, Eslovênia, Polônia, Espanha, Malta, Reino Unido, República Tcheca e Itália – que desde o primeiro dia começaram a descobrir as diferenças entre voluntariado, impreendedoria, impreendedoria social, através de jogos de papéis, apresentações, laboratórios, dinâmicas várias.

A metodologia programou uma parte de apresentação teórica e uma parte prática, seguindo os critérios da gestão dos projetos do programa europeu “Youth in Action”, instrumento para o desenvolvimento de capacidades ‘empreendedoristas’. Os participantes aprenderam assim a transformar idéias em atividades através do desenvolvimento das suas capacidades de planejamento e gestão dos projetos com escopos sociais; e para fazer isso tiveram de reforçar e afinar tanto as suas competências pessoais quanto as grupais.

Entre as várias atividades, os jovens também analisaram em profundidade a Igreja, os princípios da sua Doutrina Social, os valores do bem comum, da solidariedade e da subsidiariedade; e debateram como seja possível usar desses recursos para tornar-se empresários sociais.

Sucessivamente os 20 participantes tiveram que se dedicar a como criar e desenvolver um projeto concreto, fundando-se nas idéias emersas precedentemente. Houve quem imaginasse organizar um festival; e quem de iniciar um internato: mas em cada caso também devia-se especificar como financiar o projeto e como conseguir fundos da parte da EU. Isso levou a um dia de simulação no qual cada projeto devia receber ‘feedback’ e críticas da parte de especialistas e dos demais colegas. Idem também para projetar produtos inovadores em grau de satisfazer às necessidades das pessoas de hoje.

Houve tempo outrossim para o espairecimento, com a visita à capital, La Valletta, e Medina, coração histórico do país; para idas à praia, ao shopping... Também as diversidade culturais foram agradavelmente colocadas à mostra, mediante duas noites interculturais, passadas por entre muita ironia e espírito de alegria salesianas.

O Curso faz parte da estratégia do DBYN para focalizar intensamente o tema da desemprego juvenil, realidade cotidiana para cerca de 25% de todos os jovens da UE. O DBYN por isso pretende promover o empreendedorismo social como uma opção pela qual os jovens possam criar-se os seus próprios lugares de trabalho e de trabalhar pelo bem das comunidades locais. O curso foi financiado pela Comissão Européia, através do Programa “Youth em Action”.

Publicado em 26/04/2013

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês