Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

11/4/2013 - Moçambique - A Rainha Sofia da Espanha visita o Instituto Superior Dom Bosco
Fotos do artigo -MOÇAMBIQUE – A RAINHA SOFIA DA ESPANHA VISITA O INSTITUTO SUPERIOR DOM BOSCO
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Roma) – Ontem, quarta-feira, 10 de abril, a Rainha Sofia, da Espanha, visitou o Instituto Superior Dom Bosco (ISDB), de Maputo. A escola, construída em grande parte graças a financiamentos da Cooperação Espanhola, é atualmente o único centro de Moçambique reconhecido pelo Ministério da Educação habilitado a formar professores nas disciplinas de Formação Profissional.

Dona Sofia, que já visitara Moçambique em abril de 2005, quis nesta ocasião ir ao ISDB para ver pessoalmente o estado da obra salesiana e os benefícios alcançados, graças à atuação da Cooperação Espanhola.

Chegando na parte da tarde do dia 10 de abril, foi Dona Sofia recepcionada pelo P. José Ángel Rajoy, Diretor do Instituto e Vigário provincial, que a seguir A apresentou aos Alunos e Professores do Centro. A Soberana visitou em seguida os vários ambientes da Obra, assistiu por alguns minutos a uma aula de assunto albergueiro e presenciou algumas demonstrações práticas no Laboratório de Eletrônica e Mecânica.

Em todas as circunstâncias Dona Sofia quis saudar professores e alunos, entretendo-se com eles e informando-se acerca das atividades escolares. A Rainha, além disso, agradeceu aos salesianos por seus empenho na educação dos jovens, e, mais, racontou ter visitado recentemente uma missão salesiana no Paraguai, ficando impressionada pela eficiência e qualidade das atividades salesianas naquele País.

A construção do Instituto Superior Dom Bosco iniciou em 2006-2007 nos mesmos ambientes da Sede da Visitadoria de Moçambique, em Maputo. O Instituto se ergueu no âmbito dos projetos de cooperação Espanha-Moçambique, nascidos logo após os acordos de paz entre o governo de Moçambique e os rebeldes da Resistência Nacional Moçambicana, firmados em Roma, em 1992.

Os salesianos espanhóis P. Ángel Miranda e o saudoso P. Valentín De Pablo, na época Superior da Delegação Inspetorial de Moçambique, formalizaram a opção dos salesianos de Moçambique pela Formação Profissional, estipulando os primeiros acordos com a Cooperação Espanhola para o financiamento das edificações salesianas. Graças a esses entendimentos, os salesianos, além de construir o ISDB, puderam restaurar completamente uma escola elementar de Maputo – hoje confiada às Irmãs Franciscanas – que em sinal de agradecimento lhe deram o nome de “Rainha Sofia”.

Atualmente o ISDB dedica-se à formação de 632 alunos, seja através de cursos de Formação Profissional tradicionais, seja através de cursos de habilitação ao ensino para Professores de Disciplinas da Formação Profissional.

Publicado em 11/04/2013

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês