(ANS – Guwahati) – A Conferência dos Inspetores Salesianos da Ásia Sul (SPCSA, em inglês) conferiu ao “Don Bosco Prison Ministry” (DBPM - Pastoral Carcerária Salesiana), da Inspetoria de Calcutá, o 1º “Prêmio Pascual Chávez” para Pastoral Salesiana Inovadora, na Região Ásia Sul. O prêmio foi entregue no dia 5 de abril ao Fundador e Diretor do DBPM, P. Zachary Scaria Nedumattathil, por ocasião da Assembléia Geral SPCSA, feita no Instituto Dom Bosco, de Guwahati.
O P. Maria Arokiam Kanaga, Conselheiro para a Ásia Sul, entregou o prêmio em dinheiro de 100 000 rupias ao P. Nedumattahtil, e uma Menção ao P. Thomas Ellicherail, Superior da Inspetoria de Calcutá, em que o DBPM teve origem e se desenvolveu. O prêmio foi instituído em honra do atual Reitor-Mor da Congregação Salesiana, P. Pascual Chávez, IX Sucessor de Dom Bosco.
O DBPM é fruto da inteligência e do trabalho apaixonado do P. Nedumattathil, desde quando começou a trabalhar em Berhampore, Bengala ocidental, sede de uma das principais casas correcionais. A visão do DBPM é “repristinar a liberdade, a honra e a dignidade de cada pessoa reclusa”, e da qual deriva também a sua missão: “re-formar, tornar livres, reabilitar e reintegrar os detentos”.
Através da Pastoral carcerária realizada em Berhampore, os Salesianos oferecem assistência legal gratuita, consultoria e vários programas de formação técnica para a reabilitação dos reclusos, junto com a oportunidade de esporte e jogos, e um crescimento holístico que se realiza através da música e de variados programas culturais. Mediante outros programas especiais, o DBPM se dirige também aos filhos dos reclusos, sujeitos não menos necessitados porque privados dos cuidados e da assistência dos pais. O P. Nedumattathil afirmou que os beneficiários diretos da sua obra pastoral são perto de 25.330 detentos, enquanto que os beneficiados indiretos – familiares – chegam a mais de 45000...
Outorgando o Prêmio ao ‘Don Bosco Prison Ministry’, o P. Kanaga recordou que “a finalidade principal do prêmio é o de dar reconhecimento a formas inovadoras de Pastoral, desenvolvidas de acordo com o carisma salesiano e realizadas de maneira eficaz ao longo de anos de modo original, e dignas de ser imitadas por outros salesianos em outras Inspetorias e mesmo em toda a Congregação”.
Na mesma ocasião outros quatro projetos inovadores de Pastoral foram premiados com a mesma honraria:
Publicado em 09/04/2013