Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

9/4/2013 - Portugal - II Encontro da Comissão da Escola Salesiana da Europa
Fotos do artigo -PORTUGAL – II ENCONTRO DA COMISSÃO DA ESCOLA SALESIANA DA EUROPA
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Lisboa) – Nos dias 5-6 de abril realizou-se em Lisboa o II Encontro da Comissão da Escola Salesiana da Europa, dos Salesianos de Dom Bosco (SDB) e das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA). Do encontro, convocado pelo Dicastério SDB e pelo Âmbito FMA para a PJ, participaram 22 pessoas, provenientes de onze países do Velho Continente.

O encontro teve duas finalidades principais: o estudo do mapeamento dos indicadores da identidade salesiana nas escolas e nos centros de formação profissional – instrumento que permite um processo de autoavaliação acerca dos aspectos principais da educação salesiana –; e a programação do período 2013-2015, a partir das temáticas programadas pela Comissão.

Os representantes inspetoriais para as escolas e os centros técnico-profissionais confrontaram-se acerca das exigências e desafios comuns: e através da preparação dos indicadores quiseram examinar três áreas temáticas, a saber: a área do projeto educativo; a área da capacidade pedagógica e da vocação educativa; e a área da cultura organizativa.

Na área do projeto educativo foram estudados o estilo educativo salesiano e a mapeação do Sistema Preventivo; a cidadania e o sentido de pertença; a autonomia e a responsabilidade dos alunos; o aprofundamento e a partilha da dimensão ético-espiritual e da dimensão dos valores evangélicos.

Na área da capacidade pedagógica e da vocação educativa foram tratados os temas da maturidade – pessoal, cristã, salesiana, profissional – do docente.

Quanto à terceira área, da cultura organizativa, refletiu-se sobre a Comunidade Educativo-Pastoral, as formas de participação e corresponsabilidade, e o aspecto comunicativo.

Das reflexões dos participantes emergiu igualmente a importância da Instituição Familiar para a evangelização e a educação da juventude: “A Família não é uma agência educativa dentre tantas outras e não pode ser simplesmente colocada ao lado da escola como um dos tantos lugares educativos dedicados ao crescimento das crianças” – foi sublinhado.

Os trabalhos, coordenados pelo P. Miguel Ángel García e pela Ir. Elena Rastello, se encerraram com a programação de um terceiro encontro em 2014. Em vista desse novo encontro e para valorizar o patrimônio de boas práticas, ativas nas escolas salesianas da Europa, os membros da Comissão empenharam-se por descrever, recolher e partilhar as iniciativas positivas desenvolvidas no ambiente escolar tanto de SDBs quanto de FMAs, em nível local, inspetorial, nacional.

Publicado em 09/04/2013

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês