Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

29/3/2013 - Vaticano - Estêvão Sándor, mártir da Fé
Fotos do artigo -VATICANO – ESTÊVÃO SÁNDOR, MÁRTIR DA FÉ

(ANS – Cidade do Vaticano) – Ontem, 27 de março, o Santo Padre o Papa Francisco recebeu em audiência o Cardeal Angelo Amato SDB, Prefeito da Congregação das Causas dos Santos. No decorrer da audiência o Sumo Pontífice autorizou a Congregação das Causas a promulgar o Decreto acerca do martírio do Servo de Deus (SdeD) Sr. Estêvão Sándor, Leigo professo da Sociedade de São Francisco de Sales (Salesianos de Dom Bosco), nascido em Szolnok (Hungria) no dia 26 de outubro de 1914 e justiçado por ódio à Fé, em Budapeste (Hungria), no dia 8 de junho de 1953.

Tendo conhecido Dom Bosco através do Boletim Salesiano, Estêvão Sándor sentiu-se imediatamente atraído pelo carisma salesiano. Em 1936 foi aceito no Clarisseum, de Budapeste, onde por dois anos fez o aspirantado, frequentando na Escola de Artes Gráficas ‘Dom Bosco’ o curso de técnico-impressor. Iniciou o noviciado, que teve de interromper por convocação às forças armadas. Em 1939 recebeu a dispensa definitiva e, terminado o noviciado, fez a primeira profissão no dia 8 de setembro de 1940 como Salesiano Irmão.

Destinado ao Clarisseum, empenhou-se ativamente no ensino nos cursos profissionais. Teve também como encargo a assistência no oratório. Foi promotor da Juventude Operária Católica. Finda a Segunda Guerra Mundial, empenhou-se na reconstrução material e moral da sociedade húngara, dedicando-se especialmente aos jovens mais pobres, que reunia e lhe ensinava um ofício.

Quando em 1949, o Estado, sob Mátyás Rákosi, se adonou dos bens eclesiásticos, e, mais, iniciaram as perseguições contra as escolas católicas, Sándor buscou salvar o salvável. Mas de golpe os religiosos viram-se destituídos de tudo e tiveram que se dispersar. Também Estêvão teve de abandonar a sua tipografia – que com o tempo se tornara bem conhecida – e “desaparecer”; mas, ao invés de refugiar-se no exterior, ficou no país para continuar a trabalhar pela juventude húngara. Conseguiu um emprego numa fábrica de detergentes, da Capital, continuando impávido e clandestinamente o seu apostolado, embora sabendo que era uma atividade rigorosamente proibida. Em julho de 1952 foi preso no seu posto de trabalho e nunca mais foi visto pelos coirmãos. Um documento oficial certifica o processo e a condenação à morte, executada por enforcamento, no dia 8 de junho de 1953.

“Rendemos graças a Deus por este dom à Igreja e à FS neste Ano da Fé – comentou o P. Pierluigi Cameroni, Postulador geral para a FS –. O novo mártir Estêvão Sándor, Salesiano Coadjutor, brilha como testemunha e intercessor, porque na esteira de Dom Bosco apresentou aos jovens o Evangelho da alegria através da pedagogia da bondade e da doação da própria vida. Agradecemos ao Papa Francisco por este mui especial presente no início do seu ministério pastoral”.

O ‘iter’ agora prevê a preparação do Decreto de martírio aos cuidados da Congregação das Causas dos Santos, em colaboração com o Postulador Geral. Sucessivamente será marcada a data da cerimônia de beatificação, visto que tratando-se de um mártir não se exige milagre. O sacrifício total no ato do martírio, como testemunho máximo de fé cristã, considera-se o ato supremo da ‘sequela de Cristo’.

Publicado em 29/03/2013

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês