Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

8/3/2013 - Brasil - A Família Salesiana e o Papa. Entrevista com o Reitor-Mor
Fotos do artigo -BRASIL – A FAMÍLIA SALESIANA E O PAPA. ENTREVISTA COM O REITOR-MOR

(ANS – Campos do Jordão-SP) – O Reitor-Mor, P. Pascual Chávez Villanueva, por ocasião dos Exercícios Espirituais que está a pregar aos Inspetores Salesianos da América, em Campos do Jordão, no Estado de São Paulo, Brasil, foi entrevistado pelo boletim da nossa Paróquia Santa Teresinha, na cidade de São Paulo (SP). Em sua entrevista tratou do relacionamento da Família Salesiana (FS) com Bento XVI, da figura do Papa e dos desafios que esperam pelo novo Pontífice.

1 – Em sua mensagem sobre a renúncia do Papa, o senhor disse que Bento XVI foi muito generoso em ações para com a Família Salesiana (FS). O senhor poderia mencionar alguns desses feitos de Bento XVI durante seu papado, direcionados à Família Salesiana?

O Santo Padre Bento XVI é uma pessoa que ama a nossa Congregação e a nossa Família Salesiana. Em um encontro pessoal com ele, em que chamei a sua atenção para a figura de Mamãe Margarida, mostrou-se estar muito familiarizado com a vida de Dom Bosco e de sua santa mãe. Encontrei-me várias vezes durante suas férias em nossa casa salesiana de Les Combes, e todos os anos na nossa Paróquia de Castel Gandolfo, no dia da festa de Nossa Senhora da Assunção. Sempre achei nele um homem e um pai de grande bondade e muita gentileza, um verdadeiro ícone do amor de Deus.
O Santo Padre expressou-nos um gesto de carinho especial quando quis receber o nosso Capítulo Geral em 2008, oferecendo uma mensagem muito significativa do ponto de vista carismático e uma saudação especial a cada um dos Conselheiros Gerais. Bento XVI conhece a nossa Congregação e outra vez, em carta ao nosso Capítulo Geral 26, manifestou o seu apreço pela vida e atividade apostólica da nossa Família.

2 -  Dom Bosco sempre pediu obediência incondicional da Família Salesiana ao Papa. O senhor acha que este pedido é válido ainda hoje, quando o diálogo é muito bem visto por todos? Por quê?

A atitude de Dom Bosco tinha suas raízes numa visão de fé. Ele via, e nós compartilhamos dessa visão, o Santo Padre como o Vigário de Cristo e sua obediência incondicional era ao mesmo tempo um ato de amor a Jesus Cristo, à Igreja, ao Papa. A atitude de Dom Bosco é para nós um legado precioso. Nós também estamos dispostos à obediência total ao que o Papa nos pede, embora hoje seus próprios pedidos sigam o caminho do diálogo e a busca comum da verdade.

3 – Para a Família Salesiana, quais seriam as características ideais para o novo Papa?

Sabemos que o Espírito Santo está em ação e que o Papa eleito será aquele que, de acordo com o coração de Deus, pode desempenhar melhor o papel do Ministério petrino. Olhando para a Igreja de hoje pedimos ao Senhor um Papa que seja aberto a todas as realidades do cristianismo e do catolicismo, tais como se expressam nos diversos continentes, de acordo com as culturas particulares que as caracterizam. Esperamos uma grande abertura para os pequenos, os pobres, os humildes, que são sempre os primeiros a receber o Reino de Deus. Vamos pedir ao Senhor que o Santo Padre esteja atento aos jovens, que, como sempre, são a esperança da Igreja. Esperamos, igualmente, por uma atenção nova e generosa à realidade das mulheres, reconhecendo que a figura feminina na Igreja sempre se empenhou generosamente no serviço da caridade, na catequese e em muitos outros ministérios em favor da comunidade eclesial. Espero, também, uma consideração maior, na Igreja, pela Vida Consagrada. Na realidade de hoje, como foi provado pelo secularismo e a indiferença religiosa, os religiosos e as religiosas são as testemunhas do Deus vivo, para as quais a missão mais importante é serem intérpretes radicais do Evangelho, encarnando em seu ser e em suas ações, a própria vida de Jesus.

4 – Em sua opinião, quais serão os principais desafios que espera o novo Papa para fazer com que os Jovens sejam os protagonistas de suas próprias vidas?

Eu acho que o grande desafio hoje é antes de tudo uma profunda renovação da evangelização. A Igreja deve estar perto de todos os homens e, em especial, dos jovens, e ser capaz de comunicar com alegria "a Boa Notícia" de que Deus ama o mundo, de que Deus ama a humanidade.
É preciso remover do jovem a suspeita de que Deus é uma pessoa que se opõe à sua felicidade, convidando-os ao invés a descobrir que o Deus que se revelou em Jesus Cristo é Amor. Os jovens podem ser protagonistas testemunhando uma autêntica liberdade na escolha de valores que encarnam o Evangelho, dedicando-se à construção de uma nova sociedade através da aceitação de uma responsabilidade atuante que leve a uma cidadania empenhada, através de uma realização de vida que corresponda positivamente aos grandes temas do amor, da família, da solidariedade, da vida como vocação específica para a construção do Reino de Deus.

5 – De que forma a Família Salesiana pode contribuir para o êxito do próximo Pontificado?
 
A Família Salesiana é uma realidade cristã que se põe constantemente a serviço da Igreja, em um carisma especial, que é a salvação dos jovens. (Contribui) através de toda a sua realidade e seus vários grupos de trabalho para "construir a igreja" local e mundialmente. Empenha-se em especial no campo da educação que permanece elemento primário, a fim de formar a juventude de hoje segundo critérios verdadeiramente humanos e evangélicos. Outro ponto importante é o compromisso com a evangelização, dirigido não só aos povos que não conhecem o Evangelho, mas também para quantos anseiam por um caminho de crescimento na fé e na caridade, consoante indica o santo Evangelho.
Educação e evangelização são duas atividades inseparáveis. Não se pode autenticamente educar sem enraizar a Pessoa no grande dom da Humanidade de Cristo, que é a um só tempo Filho de Deus e Filho do Homem.

Publicado em 08/03/2013

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês