Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

7/3/2013 - Espanha - Educar, o melhor modo de celebrar o Dia da Mulher
Fotos do artigo -ESPANHA – EDUCAR, O MELHOR MODO DE CELEBRAR O DIA DA MULHER

(ANS – Madri) – Por ocasião do Dia Internacional da Mulher, que se há de celebrar amanhã, dia 8 de março, a Procuradoria Missionária Salesiana, de Madri, convida os Governos e as Organizações Internacionais a continuarem a combater as desigualdades que atingem as mulheres, sobretudo nos países pobres.

Nascer mulher significa, mesmo em 2013, ter mais probabilidades de viver em condições de pobreza, ser marginalizado e ver violados os próprios direitos fundamentais. Mais de 500 milhões de mulheres são analfabetas; mais de 40 milhões de meninas não frequentam a escola; meio milhão de mulheres morrem todos os anos durante a gravidez ou no parto; muitíssimas as mulheres atingidas pela AIDS; as mulheres dispõem de apenas 10% dos recursos mundiais, mas contribuem nos dois terços das horas de trabalho... São cifras que se distanciam de muitíssimo da Declaração para a luta contra a discriminação e a desigualdade de gênero, firmada em 1995, por ocasião da Conferência Mundial sobre as Mulheres, em Pequim.

O papel das mulheres é fundamental para o desenvolvimento dos povos e para a luta contra a pobreza. A Procuradoria Missionária de Madri afirma que a educação das mulheres e das meninas é a chave para quebrar o ciclo da pobreza. Uma menina que vai à escola, tardará em casar e ter filhos até que saiba como cuidar deles, melhorar a higiene e a alimentação familiar e participar nas decisões e conhecer os seus direitos e deveres, na qualidade de cidadã. A educação das meninas; a ajuda às meninas de rua, à alfabetização feminina, à maternidade, às atividades e às conferências para conscientizar as mulheres dos próprios direitos; a formação de mulheres para líderes das comunidades locais...:  são algumas das ações objetivadas por ‘Missões Salesianas’.

Para a Procuradoria de Madri, a educação da menina e da mulher é essencial para promover a sua autonomia e fazer com que elas possam ter uma sua própria voz e vez. Educar uma mulher é educar todo um povo.

Publicado em 07/03/2013

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês