Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

5/2/2013 - Índia - Festa de Dom Bosco com Profissionais da mídia
Fotos do artigo -ÍNDIA – FESTA DE DOM BOSCO COM PROFISSIONAIS DA MÍDIA
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Jorhat) – O Instituto para a Cultura e o Desenvolvimento Rural (I-CARD, em inglês), com sede em Jorhat, estado do Assam, Índia, organizou para a festa de Dom Bosco, 31 de janeiro, um evento especial dedicado às agências e à mídia do Nordeste do país.

Participaram da especial celebração os representantes de seis jornais e revistas locais – The Ecletic, The Assam Tribune, Eastern Chronicle, Jan Sadharan, Asomiya Khabar e Amar Oxom – reunidos no campus “Don Bosco-Life Plus” para celebrar e honrar Dom Bosco, nos seus 125 anos de morte, e as suas grandes capacidades na mídia.

“O encontro tem o sentido de prestar homenagens a Dom Bosco, um santo que foi um gigante dos meios” – disse o P. Thomas Kalapurackal SDB, fundador e diretor de I-CARD. A celebração começou com um programa cultural, conduzido pela Sra. Puspalata Mili, uma jovem que havia abandonado os estudos, mas que depois os retomou até conseguir um 'Master' em comunicação e jornalismo.

Depois de focalizar a contribuição dada por Dom Bosco à mídia, o P. Kalapurackal convidou os vários profissionais presentes a pensar em como a mídia poderia favorecer o desenvolvimento, em vez de funcionar apenas como mero espelho de quanto acontece. Ele sublinhou como seja necessário que a mídia passe do ser simples expectadora passiva, com freqüência concentrada apenas nas dimensões negativas da realidade, a ser agente proativa de transformação da comunidade.

O diretor de I-CARD também prometeu pôr à disposição os ambientes e os serviços da obra aos profissionais da mídia que quisessem conduzir laboratórios/oficinas, ou programas de formação. “I-CARD seria bem orgulhosa de colaborar para tornar os agentes da mídia desta região mais profissionais e atualizados”.

O Sr. Suryya Kr Chetia, do Assam Tribune, com outros profissionais, manifestou um certo interesse pela ideia de dar vida, em Jorhat, a uma agência informativa que cubra a região do Upper Assam. “A obra I-CARD poderia ser a sede ideal: com os seus 350 grupos de jovens indígenas misings, espalhados em muitas vilas de oito distritos do estado de Assam e três do estado de Arunachal Pradesh, costituiria uma galáxia perfeitamente idônea à coleta e à difusão de notícias” – disse o P. Kalapurackal.

Na obra salesiana, entrementes, está-se também trabalhando para a criação de um estúdio de gravação audiovídeo e de uma rádio para as comunidades – instrumentos que constituiriam uma plataforma de suporte a uma eventual Agência informativa.

O dia celebrativo prosseguiu com um programa cultural realizado pelos jovens mising e com a oferta aos convidados de pratos típicos.

Publicado em 05/02/2013

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês