Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

16/1/2013 - Portugal - A Família Salesiana de Portugal recebeu a Estreia do Reitor-Mor
Fotos do artigo -PORTUGAL – A FAMÍLIA SALESIANA DE PORTUGAL RECEBEU A ESTREIA DO REITOR-MOR

(ANS – Fátima) – A Família Salesiana de Portugal, corresponsáveis leigos, jovens do Movimento Juvenil Salesiana, num total de mais de 800 pessoas, reuniram-se em Fátima para a já tradicional apresentação do comentário do Lema do Reitor-Mor para 2013.

O encontro que teve lugar no grande auditório do Centro Paulo VI iniciou-se com o acolhimento aos participantes e a oração da manhã orientada pelo Delegado para a Família Salesiana, P. Jerónimo da Rocha Monteiro.

Seguiu-se a apresentação sintética do Lema ou Estreia – “Como Dom Bosco educador, ofereçamos aos jovens o evangelho da alegria mediante a pedagogia da bondade” – por parte da Inspetora das Filhas de Maria Auxiliadora, Irmã Maria das Dores Rodrigues. Foi depois visionado o DVD que ilustra o comentário do Reitor Mor. O Inspetor dos SDB, P. Artur Pereira, presidiu a seguir um painel com os representantes dos grupos da Família Salesiana no qual cada um expôs a forma como actua o sistema preventivo de Dom Bosco no respectivo grupo. 

O Delegado para a Pastoral Juvenil, P. José Aníbal Mendonça, aproveitou esse momento para divulgar duas versões das três biografias (Domingos Sávio, Francisco Besucco e Miguel Magone) escritas por Dom Bosco, e comentadas pelo P. Aldo Giraudo.  Coube às Edições Salesianas de Portugal a sua publicação e difusão.

Após o almoço, decorreu no mesmo auditório, uma sessão de arte e fé centrada no conhecimento da vida e obra de Dom Bosco e de Santa Maria Domingas Mazzarello. A sessão, que teve os componentes da dramatização, música, dança e coreografias, só foi possível graças ao esforço concertado das forças vivas da Comunidade Educativa das FMA com sede em Arcozelo (Porto).

Pelas 15h30 numa das capelas da cripta da basílica da Santíssima Trindade, se fez a Concelebração da Eucaristia presidida pelo Inspetor, que sugeriu, no momento da homilia, algumas propostas para viver, de forma empenhada, este ano de preparação do bicentenário de nascimento do Santo dos Jovens. O padre Artur Pereira sublinhou que podemos ser protagonistas de um mundo novo “se como Dom Bosco educador oferecermos aos jovens o Evangelho da alegria mediante a pedagogia da bondade”.

Publicado em 16/01/2013

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês