Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

14/12/2012 - Grã-Bretanha - PE: Acolher e acompanhar os missionários
Fotos do artigo -GRÃ-BRETANHA – PE: ACOLHER E ACOMPANHAR OS MISSIONÁRIOS
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Bollington) – Conduzido pelo P. Kieran Anderson, Conselheiro Inspetorial para a Formação, e pelo P. Tony Fernandes, da Comissão Inspetorial para a Formação, realizou-se de 7 a 9 de dezembro, na ‘Savio House’, de Bollington, um encontro para um pequeno grupo de salesianos provenientes da Índia, Vietnã, Polônia e Eslováquia, chegados à Grã-Bretanha para o Projeto Europa. Uma ocasião para refletir e partilhar sua experiência desde quando chegaram à Inspetoria da Grã-Bretanha e, ao mesmo tempo, aprofundar o conhecimento recíproco.

Estrategicamente importante se tem revelado nos últimos anos o acompanhamento dos missionários nos países a que foram destinados; também para os salesianos que aderiram ao Projeto Europa. Os desafios mais importantes para uma fidelidade vocacional e eficiência pastoral maior, são os ligados ao acolhimento, inserção e acompanhamento dos que provêm de outros contextos sociais, culturais e religiosos de outros continentes e, em alguns casos, também de outras nações da mesma área geográfica. Esta atenção é, de fato, também uma das ‘criticidades’ que caracterizam o PE, que, no segundo núcleo temático, prevê o envio de missionários.

Para vencer esse desafio, a Inspetoria da Grã-Bretanha pensou num caminho de progressiva inserção dos missionários, com iniciativas que têm por fim a sua inculturação e integração.

Sábado, 8 de dezembro, o grupo foi a Liverpool onde, o P. Michael Duggan, da Comunidade de Bootle, tratou da história da presença e da missão salesiana nas escolas e nas paróquias do Condado de Merseyside.

Depois de visitar a cidade e a moderna Catedral católica, participaram da missa paroquial na solenidade da Imaculada Conceição, presidida pelo Inspetor P. Martin Coyle que, aos fiéis presentes, tratou da presença dos salesianos missionários, relacionando-a ao Projeto Europa.

A Inspetoria da Grã-Bretanha, de acordo com outras da Europa, se prepara para acolher por tempos determinados, jovens salesianos em tirocínio, para a aprendizagem da língua e da experiência pastoral inglesa: modalidade de intercâmbio para relacionamentos entre as realidades salesianas europeias.

Uma ulterior iniciativa atuada pela Inspetoria da Grã-Bretanha é a de fazer os salesianos missionários participarem do Capítulo Inspetorial 2013, com a finalidade de melhor conhecer os coirmãos e as dinâmicas históricas e pastorais da Inspetoria.

Publicado em 14/12/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês