Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

5/12/2012 - França - Caminhos de inserção para missionários do Projeto Europa
Fotos do artigo -FRANÇA – CAMINHOS DE INSERÇÃO PARA MISSIONÁRIOS DO PROJETO EUROPA
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Lião) – De 30 de novembro a 4 de dezembro, os missionários enviados à França, à Bélgica e à Holanda reuniram-se na casa de formação salesiana de Fourvière, em Lião. Do encontro participaram também aqueles que as Inspetorias designam ‘acompanhantes’ para favorecer uma inserção gradual e eficaz.

A inculturação é um dos desafios que um missionário é chamado a aceitar e vencer. É um processo longo e delicado que se declina sob vários aspectos: humano, social, religioso, pastoral. No ano passado o Dicastério para as Missões celebrou em fins de novembro um primeiro encontro em Roma, na Casa Geral, iniciando percursos de acompanhamento. É um caminho que está pondo em evidência a importância de uma preparação também para as comunidades, salesianas e pastorais, que acolhem os missionários, a fim de estarem abertas à riqueza e às iniciativas que os recém-chegados podem ​​oferecer.

O encontro de Lião foi organizado pelas Inspetorias da França-Bélgica Sul (FRB) e Bélgica Norte (BEN) – que compreende a Delegação Inspetorial da Holanda – e consistiu em momentos de fraternidade, oração e partilha de experiências. O P. Alfred Maravilla, do Dicastério para as Missões, esteve presente representando o P. Václav Klement, Conselheiro Geral para as Missões, então empenhado em Roma com a Reunião dos Inspetores da Europa.

Os missionários racontaram suas pessoais experiências de inserção na vida das respectivas Inspetorias e o gradual processo de inculturação na realidade europeia. No momento o estudo da língua é o empenho mais importante para muitos deles. Com o apoio de guias e acompanhadores, especialmente indicados pelas Inspetorias, e graças a outras iniciativas pertinentes, os missionários são coadjuvados a integrar-se pouco a pouco em seus novos contextos.

Entre as boas práticas desenvolvidas, distingue-se a da Inspetoria FRB que organiza cada dois meses um encontro entre os missionários do Projeto Europa e os jovens salesianos da Inspetoria, a fim de envolver os dois grupos na preparação das atividades e nas celebrações. A Inspetoria BEN por sua vez programou três encontros por ano para avaliar o percurso feito pelos missionários. Quanto aos missionários na Holanda, reúnem-se cada mês com um grupo composto de salesianos e leigos para planejar o relançamento da presença salesiana de Amsterdã.

Ao mesmo tempo os participantes no encontro de Lião recontaram alguns desafios que tiveram de aceitar em chegando ao Velho Continente, como a necessidade de compreender mais profundamente a secularizada e pós-moderna cultura europeia, para não cair em avaliações mui simplistas; a importância de estudar e refletir a fim de achar novos modos com que relançar a presença salesiana, torná-la significativa, revitalizando-lhe o carisma; e as enormes possibilidades que oferece hoje o apostolado entre os migrantes.

Publicado em 05/12/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês