Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

3/12/2012 - RMG - PE: Concluído o IV Encontro. Prosseguem os trabalhos
Fotos do artigo -RMG – PE: CONCLUÍDO O IV ENCONTRO. PROSSEGUEM OS TRABALHOS
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Roma) - O futuro do Projeto Europa (PE) foi o tema da última sessão do IV Encontro dos Inspetores salesianos da Europa reunidos na Casa Geral, de 30 de novembro a 2 de dezembro. Dos trabalhos desses dias participaram também a Madre Yvonne Reungoat, Superiora Geral das FMA; sua  Vigária Geral, Ir. Emilia Musatti; e as Conselheiras para o âmbito da Família Salesiana e Pastoral Juvenil, Ir. Maria Luisa Miranda e Ir. María del Cármen Canales. Um sinal de como o PE deva ser um empenho para toda a FS.

Quais os aspectos por reforçar, mudar, introduzir, na realização do PE – essas as perguntas condutoras da reflexão e do confronto nos trabalhos de grupo feitos pela manhã de domingo.

Muitas das intervenções em assembleia tiveram, por núcleo temático de fundo, a necessidade da revitalização endógena, isto é, a redescoberta e o reforço do entusiasmo vocacional e carismático, em cada salesiano com que dar sentido e sustentar novos projetos, reorganizar e reestruturar as obras, as inspetorias e as regiões; e, sobretudo, a animação vocacional.

O P. José Núñez Moreno, Conselheiro Regional para a Europa Oeste, apresentou uma hipótese de configuração das regiões da Europa, por que os Capítulos Inspetoriais possam refletir e oferecer ulteriores indicações. (O CG26 confiou de fato ao Reitor-Mor e ao seu Conselho definir “a natureza e os objetivos da intervenção da Congregação para uma renovada presença salesiana na Europa”.) Nos últimos meses, de modo particular os três Conselheiros regionais interessados, fizeram uma primeira reflexão, que foi apresentada em seguida ao Conselho Geral.

As contribuições que chegarem das Inspetorias ajudarão o Conselho Geral a afinar a proposta a ser apresentada ao CG27, que terá entre suas tarefas prefixadas, repensar a configuração das três Regiões da Europa.

O Reitor-Mor, ao encerrar o Encontro, afirmou haver sentido neste IV Encontro um maior envolvimento e interesse por esse projeto de Congregação. “O Projeto Europa prossegue!” foi o proclama do Reitor-Mor que indicou no CG27 e no bicentenário de nascimento de Dom Bosco, vivido como profunda ocasião de renovamento, um ulterior recurso para a sua atuação. “Temos necessidade de pessoas que tenham raízes profundas na Pessoa de Jesus Cristo”.

Compartilhou, depois, uma leitura da evolução da Vida Consagrada, e portanto também da salesiana, ocorrida nos últimos decênios, onde alguns paradigmas, que privilegiaram certas dimensões, se revelaram pouco eficazes e que, parece encontrar o seu relançamento no trinômio incindível de espiritualidade, fraternidade e missão.

Entregando aos Inspetores da Europa o texto da “Mensagem ao povo de Deus”, síntese dos trabalhos do Sínodo sobre a Nova Evangelização, leu alguns itens, compartilhando a sua experiência de participação no evento eclesial. Uma entrega que quis ser uma mensagem de esperança.

De tarde a Comissão para o Projeto Europa reuniu-se para recolher as várias contribuições emersas nos três dias de trabalho. Foi a última sessão de trabalho antes do CG27.

Em ANSchannel é possível encontrar um breve resumo da conferência de vídeo.

Publicado em 03/12/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês