Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

13/11/2012 - Itália - A direção espiritual na perspectiva salesiana
Fotos do artigo -ITÁLIA – A DIREÇÃO ESPIRITUAL NA PERSPECTIVA SALESIANA
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS - Turim) - De 9 a 11 de Novembro foi comemorado em Valdocco (Turim), o segundo "Seminário de Estudo sobre a Direção espiritual na Perspectiva Salesiana", organizado pelo Dicastério para a Pastoral Juvenil. O encontro, que teve a participação de 27 especialistas, abordou os temas: direção espiritual e Dom Bosco.

Argentina, Brasil, Canadá, França, Índia, Irlanda, Itália, Malta, Portugal, Espanha e Estados Unidos foram alguns dos países que estiveram presentes no evento que representou uma grande oportunidade de reflexão sobre a direção espiritual de Dom Bosco em diferentes pontos de vista: histórico, pedagógico e espiritual. Na programação, quatro conferências seguidas de debates abordaram questões teológicas, espirituais e pastorais capazes de ajudar no serviço de acompanhamento espiritual e vocacional salesiano.

A primeira delas - "A experiência da direção espiritual vivida por Dom Bosco nos anos de Colégio Eclesiástico de Turim (1841-1844)" - foi ministrada pelo padre Giuseppe Bucellatto, outras duas: "Conotações peculiares da direção espiritual oferecida por Dom Bosco aos jovens" e "Conteúdo e percursos do acompanhamento espiritual dos jovens na praxe de Dom Bosco", foram apresentadas pelo padre Aldo Giraudo e, finalmente, o quarto tema: "Dom Bosco e direção espiritual: um resumo", foi exposto pelo padre Arthur Lens.

No final do encontro os participantes haviam adquirido novas indicações pedagógicas e espirituais significativas para a direção espiritual salesiana, com uma atenção especial ao acompanhamento dos jovens.

O encontro internacional seguiu uma metodologia de trabalho de seminário, com análises e reflexões sobre as relações, diálogos e debates sobre os temas apresentados e formação de grupos de estudo. O seminário também motivou os participantes a procurar orientações pastorais e propostas operacionais para desenvolver novos planos de orientação espiritual salesiana.

Os relatórios e as conclusões do workshop serão publicados em 2014 para sensibilizar muitos outros salesianos, animadores vocacionais, catequistas e educadores para a fé sobre o tema do acompanhamento espiritual salesiano.

Postado em 13/11/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês