(ANS - Cidade do Vaticano) - Na tarde de ontem, 15 de outubro, durante a XII Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, “A Nova Evangelização para a transmissão da fé cristã”, o cardeal Angelo Amato, SDB, Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, interveio com um discurso, resumido abaixo.
Os Lineamenta trazem 40 referências à santidade, seja como conversão a Cristo e como acolhimento pleno de Sua graça, como aos Santos enquanto protagonistas essenciais para a nova evangelização: "O último segredo da nova evangelização é a resposta ao apelo à santidade de cada cristão" (n. 158). O tema da santidade da Igreja, em si e na ação de seus filhos, constitui uma trama importante desse documento.
Por que essa insistência? Porque é por meio dos Santos que a Igreja oferece ao povo o espetáculo edificante do Evangelho vivido, testemunhado e proclamado sine glossa.
Os Santos, de fato, evangelizam através de sua vida virtuosa, alimentada pela fé, esperança e caridade. Eles incorporam a completude evangélica, que é um verdadeiro reflexo de Cristo: Bem-aventurados são os pobres, os mansos, os puros de coração, os misericordiosos, os pacificadores, os perseguidos. Eles respondem com extraordinária criatividade ao mandamento do amor a Deus e ao próximo: Eu estava com fome e com sede, e me destes de comer e de beber, eu era peregrino e recolhestes-me, eu estava doente e na prisão e me visitastes.
Os Santos abraçam a humanidade com sua caridade, tornando a vida melhor, mais pacífica, mais fraterna. Por isso os dias do nosso calendário são marcados com nomes de Santos. A história da Igreja, do Oriente ao Ocidente, do Norte para o Sul, registra os santos de todos os tempos, de todos os países, de cada raça, língua ou cultura, porque a graça do Deus Trino é como o orvalho da manhã.
Ele pousa em todas as plantas no jardim, mas quando pousa na rosa é vermelho, nas folhas é verde, nos lírios é branco. Assim é a santidade, que, embora seja única como dom divino, impregna aos poucos, transformando os corações dos filhos da Igreja em todas as partes do mundo: na Ásia, na África, na América, assim como na Oceania e na Europa. Há Santos mártires, Santos confessores, Santos doutores da Igreja. Todos são testemunhas de Cristo e evangelizadores.
Postado em 16/10/2012