Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

20/9/2012 - RMG - Dom Bosco no Japão há 75 anos
Fotos do artigo -RMG – DOM BOSCO NO JAPÃO HÁ 75 ANOS

(ANS – Roma) – Inicia amanhã, 21 de setembro, a visita do Reitor-Mor ao Japão por ocasião do 75° de criação da Inspetoria S. Francisco Xavier, de Tóquio. O carisma salesiano, presente com os Salesianos, o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, os Salesianos Cooperadores e a Associação de Maria Auxiliadora, inspirou um Grupo de FS, surgido exatamente em terra nipônica: o das Irmãs da Caridade de Jesus, por anos sob o nome de ‘Irmãs da Caridade, de Miyazáki', as quais festejam neste ano o seu 75°.

Na realidade a presença salesiana no Japão remonta a fevereiro de do 1926, quando três salesianos – entre os quais também o Venerável P. Vicente Cimatti – deixaram a China e se dirigiram ao Leste, onde assumiram as obras deixadas pelos missionários das Missões Estrangeiras de Paris, em Miyazáki, Oita e Nakatsu. Um ano depois, ao Japão foi reconhecido o status de Visitadoria e, em 1928, iniciou-se a publicação do “Dom Bosco”, antecessor do Boletim Salesiano local, que exatamente nestes dias chegou à sua milésima edição.

Sucedem-se depois anos de grande expansão e consolidação do carisma salesiano: em 1933, a convite do Bispo local, os salesianos desembarcaram em Tóquio e assumiram o pastoreio da igreja de Mikawashima e o orfanato. Dois anos mais tarde foi inaugurada a Escola técnica Ikuei, sempre em Tóquio, enquanto que, em 1937, além de se criar a Inspetoria japonesa, foi também oficialmente instituída a Congregação feminina das Irmãs da Caridade de Miyazáki  – 10° Grupo da FS, que desde 2009 passou a chamar-se de “Irmãs da Caridade de Jesus”.

Sucessivamente, como todo o país, também a presença salesiana ressentiu-se pela difícil situação de beligerância. Mas em 1944, deu-se outro evento assaz significativo: a ordenação do sacerdote P. Martinho Akimoto, primeiro salesiano japonês.

Em 1954 a Inspetoria japonesa começa a mandar missionários para além-confins: primeiramente à Coreia do Sul – que em 1972 se tornará Visitadoria – e, depois, desde 1994 às Ilhas Salomão, sucessivamente confiadas aos cuidados da Inspetoria das Filipinas Norte.

Atualmente, a Inspetoria São Francisco Xavier conta com 15 obras: sete pré-escolas, uma escola elementar, uma média, três colegiais e um ‘politecnico’, além de duas obras sociais. Os 107 salesianos presentes, dos quais 77 autóctones, animam também oito Paróquias salesianas, várias paróquias ‘ad tempus’, sete oratórios festivos, dois aspirantados salesianos – um para pré-adolescentes e adolescentes, com 19 residentes, e outro para universitários, atualmente com quatro candidatos.

Em nota enviada a ANS, o Inspetor do Japão, P. Aldo Cipriani escreveu: “Agradecemos ao Reitor-Mor por ter aceito o convite de vir celebrar conosco o 75° de criação da nossa  Inspetoria. Agradecemos além disso por sua proximidade pessoal e da Congregação, nos momentos aflitivos do terremoto e devastador tsunâmi de 11 de março de 2011”.

A visita do Reitor-Mor prolongar-se-á até 26 de setembro.

Publicado em 20/09/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês