Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

6/9/2012 - RMG - 143ª Expedição Missionária: Curso para novos missionários salesianos
Fotos do artigo -RMG – 143ª EXPEDIÇÃO MISSIONÁRIA: CURSO PARA NOVOS MISSIONÁRIOS SALESIANOS

(ANS – Roma) – Iniciou oficialmente esta manhã o Curso de orientação para os novos missionários da 143ª Expedição Missionária Salesiana. Visa o curso fornecer aos novos missionários instrumentos e atitudes necessários com que encontrar-se e educar e evangelizar novos povos e jovens mais necessitados.

“O curso de orientação para novos missionários é uma oportunidade de formação imediata oferecida aos missionários antes de partir, mas supõe uma preparação prévia, feita na Inspetoria de origem, e um assíduo acompanhamento por parte da inspetoria que acolhe, a fim de guiar e favorecer a integração do missionário em seu novo ambiente cultural, social e eclesial” – sublinha o P. Václav Klement, Conselheiro Geral para as Missões.

Os missionários salesianos, que estão de saída, são 45: a maioria são jovens pós-noviços (22), a que se acrescentam seis salesianos irmãos e 17 sacerdotes. Sua procedência, por regiões salesianas, é: África-Madagascar: cinco; América Cone Sul: dois; Interamérica: um; Europa Norte: cinco; Ásia Leste-Oceânia: 21 (17 dos quais do Vietnã); Ásia Sul: oito; Itália-Oriente Médio: dois; Europa Oeste, um. As Destinações, sempre por regiões salesianas, são: África-Madagascar: onze; América Cone Sul: oito; Interamérica: sete; Europa Norte: dez; Ásia Leste-Oceânia: oito; e Ásia Sul: um.

A abordagem do curso é modular com metodologia laboratorial. Cada módulo terá quatro componentes: experiência vivida pessoalmente; escuta e confronto mediante a apresentação de tema; reflexão pessoal e comunitária; e reelaboração da própria compreensão pessoal sobre o tema. Grande importância se dá à Palavra de Deus e ao diário cotidiano espiritual pessoal (no qual o neomissionário será convidado a reler a própria experiência na ótica do tema do dia). Parte integrante do curso serão – segundo o estilo salesiano e para favorecer a interação e o intercâmbio cultural entre os participantes – atividades esportivas, visitas guiadas, noites de fraternidade, encontros com salesianos em formação inicial.

O curso far-se-á, a primeira parte, em Roma, na Casa Geral, à via della Pisana, 1111, e, a segunda parte, no Piemonte, nos Lugares salesianos (Mornese, Colle Don Bosco, Castelnuovo d'Asti, Chieri, Turim). Culminará domingo, 30 de setembro, com a entrega do Crucifixo missionário, na Basílica de Maria Auxiliadora. A celebração do mandato à 143ª Expedição Missionária Salesiana será presidida pelo Reitor-Mor dos Salesianos, P. Pascual Chávez Villanueva.

Publicado em 06/09/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês