Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

14/8/2012 - Índia - No pós-noviciado de Nashik pulsa um coração missionário
Fotos do artigo -ÍNDIA – NO PÓS-NOVICIADO DE NASHIK PULSA UM CORAÇÃO MISSIONÁRIO
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Nashik) – No pós-noviciado de Nashik, está ativo, faz 10 anos, entre os jovens salesianos em formação, um grupo missionário. Os membros escreveram recentemente ao P. Václav Klement, Conselheiro Geral para as Missões, para atualizá-lo sobre as atividades do grupo, renovando o empenho por desenvolver a dimensão missionária. Não se fez esperar o apreço e o encorajamento do P. Klement.

A cerca de 180 km de Mumbai (ex-Bombaim) surge o pós-noviciado de Nashik. Na obra salesiana, denominada Divyadaan (dom de Deus), residem neste ano 51 salesianos em formação: 39 no primeiro e 12 no segundo ano de filosofia. Nos ritmos comunitários e pessoais de estudo e oração, há tempo também para um grupo missionário formado por 14 alunos. Anima-o o P. Tony D’Souza, formador, ex-missionário na África e no Kuweit.

“O grupo missionário de Divyadaan é um grupo de jovens salesianos, desde já disponíveis a trabalhar nas missões – escrevem os jovens salesianos, apresentando-se ao Conselheiro –. O lema para o ano 2012-2013 que escolhemos é «Sereis minhas testemunhas»”. O grupo empenha-se por animar a liturgia da comunidade em todo dia 11 do mês – data aniversária da primeira expedição missionária salesiana (11 de novembro de 1875) – com a animação da Missa, da meditação guiada, do terço da Maria, da Adoração e de outros momentos de oração. Especial solicitude se dedica à semana missionária, que se realiza de 4 a 11 de novembro.

Neste ano o grupo missionário tem ativado um blog - Divyadaan Missionary – que se atualiza semanalmente com vários subsídios, como meditações oferecidas pelo animador do grupo, P. Tony D’Souza. Com esse instrumento os jovens salesianos põem-se em contato também com missionários à medida que os vão conhecendo.

O grupo lê com interesse o Boletim de animação missionária «Cagliero11», promovido pelo Dicastério para as Missões, e acompanhou o desenvolvimento dos trabalhos nos recentes ‘Dias de Estudo sobre a Presença Salesiana entre Muçulmanos’. O P. Sávio D'Souza, diretor do pós-noviciado, apoia com simpatia a iniciativa.

 O P. Vaclav Klement, contente pela vivacidade do grupo, escreveu: “Agradeço aos animadores por sua eficaz orientação nesta iniciativa tão importante! Isto se dá a dois anos da minha visita a Nashik e um ano depois do apelo da Conferência dos Inspetores da Ásia Sul de instituir grupos missionários em todas as inspetorias, a partir das casas de formação. A oração pelas missões e pelas novas vocações missionárias, unida à contínua sensibilização pela dimensão missionária da Igreja e da Congregação Salesiana são as duas características principais de um grupo missionário” – escreveu o P. Klement, desejando que o grupo de Nashik mantenha contatos com as outras casas de formação da Índia.

Citando o Concílio Vaticano II, que diz que a “Igreja é por sua natureza missionária”, o P. Klement exortou os jovens salesianos a alimentarem “o mesmo fervor missionário de Dom Bosco, que viveu pela salvação dos jovens de todo o mundo”.

Publicado em 14/08/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês