Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

6/8/2012 - RMG - Presença Salesiana entre Muçulmanos: novo ‘Road map’
Fotos do artigo -RMG – PRESENÇA SALESIANA ENTRE MUÇULMANOS: NOVO ‘ROAD MAP’
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Roma) – Findaram, na tarde de sábado, 4 de agosto, os Dias de Estudo sobre a Presença Salesiana entre Muçulmanos. Cinco os dias de trabalho. Neles empenharam-se, ouvindo, confrontando, programando itinerários, cerca de 50 membros da FS. Traçou-se um novo ‘Road map’ para os próximos anos num dos campos de missão mais significativos dos nossos tempos.

O encontro, promovido pelo Dicastério e pelo Âmbito das Missões dos Salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora, contou com a participação de 33 SDB, onze FMA, uma Salesiana Cooperadora, uma Irmã da Caridade de Jesus, duas Apóstolas da Sagrada Família e uma Leiga colaboradora.

Falaram três docentes do Pontifício Instituto de Estudos Árabes e de Islamística (PISAI, sigla em italiano): o P. Miguel Ángel Ayuso Guixot MCCJ, recentemente nomeado Secretário do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-Religioso (tratou da ‘Relação entre Cristãos-Muçulmanos na História: Desafios e Oportunidades Hoje’); o Prof. Francisco Zannini (‘Testemunho Cristão como «presença profética»’) e o P. Maurice Borrmans (‘Como Dialogar com os Muçulmanos sendo autênticas Testemunhas de Cristo: Diálogo e Anúncio’).

Outras falas estiveram a cargo do P. Alfred Maravilla SDB (‘A Igreja Católica e o Islão segundo os Documentos do Magistério do Vaticano II’; e do P. Maria Arokiam Kanaga, Conselheiro para a região Ásia Sul (‘Sentido, oportunidades e desafios da presença salesiana entre os muçulmanos). Foram apresentados recursos e boas práticas, como o subsídio para as escolas católicas da França “Musulman en école catholique”; a experiência do Instituto para o diálogo inter-religioso “Henry Martyn Institute”, de Hyderabad, Índia, que trabalha desde 1930; e o volume do P. Christian Troll SJ “Muçulmanos perguntam, Cristãos respondem”, disponível em oito línguas.

Alguns pequenos eventos permitiram aos participantes trabalhar com respiro eclesial: uma visita ao Vaticano (Capela ‘Redemptoris Mater’ e Basílica de São Pedro); um encontro com Dom Sávio Hon Tai-Fai SDB , Secretário da Congregação para a Evangelização dos Povos; e a publicação da mensagem do Vaticano aos Muçulmanos, antes do fim do Ramadã 2012, assinado pelo Cardeal Tauran: “Educar à justiça e à paz os jovens cristãos e muçulmanos”.

Em nível metodológico revelou-se útil: o trabalho de dois facilitadores, P. Piergiorgio Gianazza e Ir. Runita Borja, que com sínteses diárias agilizaram a formulação do documento final, que marcará a caminhada para os próximos cinco anos; um “Road map” estruturado em oito temas principais: espiritualidade e motivação, formação dos Salesianos e dos Leigos colaboradores, caminho educativo-pastoral para os jovens, diálogo e anúncio, trabalho em rede, terminologia e comunicação.

O P. Václav Klement, Conselheiro para as Missões SDB, no encerramento dos dias, reunindo os salesianos participantes, recolheu algumas sugestões operativas que mandar aos Inspetores a fim de sensibilizar e continuar o trabalho em rede, sobretudo nas 30 Inspetorias ativas em contextos muçulmanos.

Na Eucaristia conclusiva, o P. Pascual Chávez, agradecendo aos presentes por sua fé e solicitude apostólica, indicou três profundas motivações para continuar uma presença não sempre fácil, mas muito significativa: ser obedientes ao mandamento do Senhor Jesus de testemunhar até aos extremos confins da terra; crer que o Evangelho fermenta, purifica e transforma todas as culturas; ser fiéis a Dom Bosco, que deseja chegar pela educação aos jovens de tudo o mundo.

Os textos das conferências dos três professores do PISAI estão disponíveis na seção das Missões, em < sdb.org >; os subsídios produzidos durante os dias encontram-se na ÁGORA de < sdb.org >.

Publicado em 06/08/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês