Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

6/8/2012 - Itália - 140° FMA: sonhar com fantasia e generosidade o futuro
Fotos do artigo -ITÁLIA – 140° FMA: SONHAR COM FANTASIA E GENEROSIDADE O FUTURO
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Mornese) – “Venho a Mornese como Dom Bosco há 140 anos. Ele o fez para dar início, junto com Madre Mazzarello, ao Instituto. Eu o faço para louvar a Deus que foi maravilhoso para convosco”. Assim inicia a mensagem enviada pelo Reitor-Mor à Madre Yvonne Reungoat, por ocasião do aniversário de 5 de agosto: 140° de fundação. No pequeno povoado do Alto Monferrato, berço do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, o P. Chávez presidiu a Profissão perpétua de cinco FMA.

Chegando na tarde do dia 4 de agosto, o Reitor-Mor, falando às irmãs que estavam encerrando os Exercícios espirituais, recordou que a Vida Consagrada vive hoje uma forte crise, mas que ela é mais que nunca indispensável. “Perante um mundo secularizado, a Vida Consagrada é necessária para afirmar o absoluto de Deus; perante um mundo neoliberal, a Vida Consagrada é necessária para afirmar a opção pelos mais pobres e pelos últimos da sociedade; perante um mundo em que o individualismo avança cada vez mais, a Vida Consagrada se torna profecia de fraternidade”.

À celebração de 5 de agosto estava presente a Ir. Emilia Musatti, Vigária Geral, representando a Madre Reungoat, que celebrou a data na Colômbia, América do Sul.

“Agrada-me que esta celebração – diz em mensagem o Reitor-Mor à Superiora Geral das FMA –, que culmina este ano convocado para ser um grande estímulo ao renovamento espiritual e à conversão pastoral das Filhas de Maria Auxiliadora, a fim de que o Instituto continue a ser um sinal do amor preveniente de Deus pelas meninas e os jovens de hoje – tenha sido precedida por tantas iniciativas em todo o Instituto e seja acompanhada pelas primeiras profissões das noviças, pela renovação da profissão de tantíssimas irmãs em formação, e pela Profissão perpétua de tantas outras coirmãs.

Este é um excelente sinal e manifestação da fidelidade de Deus e vossa, porque é como se tantíssimas novas ‘Maíns’ nascessem, fazendo próprio o projeto de vida evangélico seu e de Dom Bosco, garantindo deste modo a continuidade e o desenvolvimento desta Obra nascida da iniciativa de Deus, pela força do Espírito e com a colaboração materna de Maria Imaculada Auxiliadora.

Em Mornese, onde consigo se concentrarão espiritualmente todas as Filhas de Maria Auxiliadora, eu convidaria a responder a esta magnanimidade de Deus como Maria, com o Magnificat, e a levantar a Ele um canto de ação de graças e de louvor, pelas maravilhas feitas em vós e por meio de vós.

Mui cara Madre Yvonne, vós todas tendes hoje uma linda história do Instituto para contar, evidenciando sua expansão, o crescimento das vocações e a santidade das irmãs. Não basta entretanto contemplar o passado com gratidão. O 140º aniversário é uma ocasião para enfrentar o presente, tão diferente daquele das origens, com confiança e coragem, para responder aos novos desafios com que deve contar a nossa vida e a nossa missão. Mas não só. O 140º é também uma oportunidade para sonhar com fantasia e generosidade o futuro, que deverá ser de cada vez maior fidelidade a Deus, à Igreja e à Sociedade, especialmente ao mundo juvenil.
Um grande abraço e a minha bênção”. Até aqui o P. Pascual Chávez V. SDB.

Madre Reungoat desde o Continente Americano respondeu: “Obrigado pela preciosidade do conteúdo e pelo seu coração paterno, que evoca tão de perto aquele de Dom Bosco.
Há 140 anos, o nosso Fundador ia a Mornese por ocasião das primeiras profissões como FMA de onze jovens mulheres. E é magnífico que hoje o seu IX Sucessor repita a visita para dar graças a Deus.

São tantas as histórias de vida nestes 140 anos. Além de cultivar a memória do passado, queremos projetar-nos ao futuro, onde nos esperam desafios e oportunidades com que nos queremos medir, conjugando juntas ‘fantasia e generosidade’, como bem nos recomenda. Aqui, em Terras de América, é ainda vivo o eco das cartas de Maria Domingas Mazzarello.

Ao agradecer-lhe de coração por sua mensagem e também por esse seu gesto de finíssima sensibilidade, de ir a Mornese num dia tão especialmente significativo para nós, saúdo-o com as palavras que Maria Domingas usava para fecho de suas cartas: Reencontremo-nos no Coração de Jesus.

Maria Auxiliadora nos ajude a cantar juntas o Magnificat pelas grandes coisas que Deus cumpriu em cada uma das suas filhas e na história do Instituto nestes 140 anos.

Obrigado de coração, mui caro P. Pascual, também pela bênção.
Saúdo-o com muito afeto, unido à oração pela recuperação total da sua saúde”.

Publicado em 06/08/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês