Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

1/8/2012 - RMG - PE: Os Salesianos na Eslovênia
Fotos do artigo -RMG – PE: OS SALESIANOS NA ESLOVÊNIA

(ANS – Liubliana) – Os Salesianos na Eslovênia celebraram há pouco 110 anos de história. É sobre este país, marcado nos últimos decênios por grandes transformações sociais e políticas, que se detém a lente de ANS, que está a cada mês a apresentar a realidade salesiana nas várias Nações do Continente Europeu – um modo de conhecer e compreender o Projeto Europa (PE).

Em 1901, no reitorado do Bv. P. Miguel Rua, os primeiros salesianos chegaram a Liubliana. Entre eles também alguns de nacionalidade eslovena. Foi um evento histórico, preparado havia muito tempo: o mesmo Dom Bosco mantivera contatos epistolares com alguns sacerdotes do lugar, entusiastas por sua obra e pela ação dos Salesianos Cooperadores.

Com o passar do tempo, surgiram e se desenvolveram muitas obras salesianas de tipo educativo e pastoral; foram abertas escolas profissionais e estudantados de vário tipo para a formação dos salesianos. Também a comunicação social salesiana teve grande impulso. Muitos foram os salesianos missionários eslovenos que contribuíram na evangelização «ad gentes» e no desenvolvimento do carisma salesiano em várias partes do mundo.

A Segunda Guerra Mundial e a sucessiva ditadura comunista dilaceraram as comunidades salesianas e feriram a sua missão. Fiéis à própria vocação, cerca de 30 salesianos foram mortos durante a guerra e na sucessiva revolução. Muitos os que foram obrigados a partir… Outros foram torturados de variados modos... Terminadas as violências, a vida e a ação salesiana estiveram confinadas às sós paredes das igrejas e das sacristias.

Em 1991, depois da queda do muro de Berlim, iniciou uma nova fase da obra salesiana na Eslovênia. Muitas estruturas, confiscadas durante o caótico período da queda do regime, já apareciam como inadequadas para as atividades da congregação. Mas foram recuperadas e reestruturadas mediante, como sempre, por ingentes sacrifícios. Apesar da breve guerra de independência do início do Estado esloveno e da consequente situação geral de incerteza, o futuro da presença salesiana na Eslovênia começou a perfilar-se bastante sereno.

Pouco a pouco, além do trabalho estritamente pastoral nas paróquias, voltaram a florescer as várias iniciativas de tipo escolar e social, de formação dos jovens nos centros juvenis ligados às paróquias. Hoje o oratório estivo tornou-se uma ocasião de formação, de sadio espairecimento e de crescimento na Fé, para os meninos e jovens de muitíssimas paróquias, também diocesanas.

Na seção SERVICE, de ANS, há uma contribuição para conhecer a situação juvenil nesse país profundamente mudado. E na webTV, de , está um vídeo promocional da ação salesiana (italiano e inglês) e um sobre a viagem feita pelo Reitor-Mor, no ano passado, à Inspetoria SS. Cirilo e Metódio, da Eslovênia (SLO).

Publicado em 01/08/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês