Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

3/7/2012 - Irlanda - PE: A história do inventor de Tactico
Fotos do artigo -IRLANDA – PE: A HISTÓRIA DO INVENTOR DE TACTICO – FOOTBALL EDITION

(ANS – Dublim) – Mark O’Callaghan é hoje um empresário de sucesso. Nunca teria imaginado semelhante resultado 30 anos faz, quando por problemas familiares Mark entrou para o centro de acolhida “Don Bosco House”, de Clontarf: uma história que reporta os resultados do trabalho educativo dos salesianos irlandeses em colaboração com outras realidades eclesiais.

Por várias tristes circunstâncias, os pais de Mark não estavam em condição de cuidar nem dele, nem dos seus irmãos. E assim, desde pequeno, teve de fazer a experiência dos orfanatos e dos institutos para menores. “Alguns desses lugares por onde passei eram muito tristes”, conta ao P. Valentine Collier, diretor da ‘Don Bosco House’, de Clontarf, de 1982 a 2011.

Entretanto no Instituto Santa Clara, o Mark e os seus irmãos acabaram sob os cuidados da Irmã Francisca, que teve um notável impacto sobre as suas vidas. “É muito simples: se estou aqui, devo-o a ela – afirma o Mark –. Todos lhe queríamos bem e cada pequeno em casa lhe chamavam «mãe»”.

Com 14 anos Mark conhece os salesianos e entra para a ‘Don Bosco House’, onde ficou dois anos. O P. Collier e os outros educadores relembram-no como um menino simpático, de vontade intensa e de férrea determinação. Jovem e brilhante, seu temperamento era antes rebelde. Esses anos foram importantes para forjar o seu caráter e para aprender a não ceder.

Nos anos seguintes não lhe faltaram experiências difíceis: deixando o instituto salesiano viu-se a dormir pela rua. Salvou-o de novo a Ir. Francisca, achando-lhe um apartamento, uma escola e pagando-lhe os estudos. Depois, sem trabalho e sem a possibilidade de entrar para a universidade, migrou: antes para a França, depois para a Alemanha – onde por um ano viveu numa tenda – e por fim para a Inglaterra, onde um dos seus irmãos lhe disse que podia ter acesso gratuito à universidade. Conseguiu assim laurear-se em “Electronic Imaging Science” na Westminster University.

Trabalhou em seguida como eletricista, junto com o irmão, no estádio de Wembley, onde teve uma intuição: “Ninguém inventou um jogo de mesa, sobre o futebol”. Acabara de imaginar “Tactico”, jogo que agora o tornou empresário de sucesso.

Num ano e meio a idéia foi desenvolvida, realizados ‘focus groups’ para aperfeiçoar o produto  e achados também produtores, na China e nos Estados Unidos. No fim de 2010, “Tactico - Football Edition” desembarcou nas costas irlandesas e britânicas, procedente de Hong Kong, firmando-se rapidamente como jogo dos mais populares.

Mark foi também convidado pelas rádios e tevês, onde contou e racontou a sua história. Em todas essas ocasiões nunca deixou de agradecer publicamente à Ir. Francisca e aos educadores, que o acolheram, amaram e formaram no Instituto Santa Clara e na ‘Don Bosco House’. Recentemente voltou também a Clontarf, onde, além de deixar alguns exemplares do jogo, quis reunir-se com os atuais residentes do centro e com empatia e sensibilidade deu-lhes muitas razões para alimentarem sempre a esperança em suas vidas.

Atualmente Mark está trabalhando em edições de “Tactico” também para o rúgbi, críquete e futebol americano. Mas pretende fazer lembrada a Ir. Francisca erigindo-lhe um pequeno Monumento e um banco, no Parque vizinho ao Instituto Santa Clara...

Publicado em 03/07/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês