Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

26/6/2012 - RMG - Revisão das estruturas de governo da Congregação Salesiana
Fotos do artigo -RMG – REVISÃO DAS ESTRUTURAS DE GOVERNO DA CONGREGAÇÃO SALESIANA

(ANS – Roma) – Realizou-se nos dias 22 e 23 de junho, na Casa Geral, de Roma, uma primeira reunião da comissão técnica, instituída para refletir sobre as estruturas de governo da Congregação salesiana. A deliberação n. 5 do Capítulo Geral 26 inicia a concretizar-se com a contribuição do Conselho Geral, das Inspetorias e de alguns especialistas leigos.

“O Capítulo Geral 26 […] pede ao Reitor-Mor com o seu Conselho que promova em vista do próximo Capítulo Geral uma avaliação das estruturas de animação e governo central da Congregação, envolvendo as Inspetorias”. Assim reza o mandato confiado ao Reitor-Mor e ao seu Conselho pelo CG26, celebrado em 2008.

Tal encargo viu empenhado nestes anos o Conselho Geral, sobretudo na reflexão sobre os âmbitos e dicastérios da Missão salesiana. E agora, a quase dois anos do CG27, as reflexões começam a tomar forma.

Nos últimos meses foi enviado aos Inspetores e aos respectivos Conselhos um questionário para envolver as Inspetorias, como se pede na deliberação n. 5. Os formulários estão agora retornando à Casa Geral e os resultados contribuirão para delinear as propostas das novas estruturas de animação e governo da Congregação.

A comissão, que tem o encargo de elaborar uma proposta para o CG27 e que se reuniu nestes dias, é coordenada pelo Ecônomo Geral, Sr. Jean Paul Muller. Fazem dela parte os Conselheiros para a Comunicação Social, P. Filiberto González, e para a Itália-Oriente Médio, P. Pier Fausto Frisoli; os Inspetores da Alemanha, P. Josef Grünner, e da Polônia-Piła, P. Marek Chmielewski; e dois profissionais leigos empenhados por diverso título na gestão de duas grandes empresas internacionais: Dr. Lucchini e Dra. Overberg.

Entre os temas na ordem do dia e objeto de reflexão da Comissão esteve a duração dos mandatos dos superiores gerais, que no momento é de um sexênio com possibilidade de reeleição; as modalidades de eleição do Capítulo Geral; os encargos dos Conselheiros Gerais; e as modalidades de desenvolvimento da Visita de Conjunto.

O Reitor-Mor, no discurso de encerramento do CG26, assim se expressava: “O retorno à reflexão, também neste Capítulo Geral, sobre alguns aspectos da configuração atual do Conselho Geral significa que é preciso um estudo sério, com soluções alternativas, que apresente uma proposta realmente inovadora e válida em sua integridade. Disso tudo nasceu a primeira orientação aprovada pela Assembléia Capitular: fazer ao longo do sexênio, uma revisão do Governo central da Congregação (composição e funcionamento), de tal modo que o seu serviço seja mais eficaz e próximo aos irmãos”.

A comissão de reflexão sobre as estruturas de governo e animação da Congregação salesiana voltará a reunir-se nos dias 16 e 17 de setembro próximos.

Publicado em 26/06/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês