Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

21/6/2012 - RMG - Qualificar melhor os Salesianos: apelo do Conselheiro para a Formação
Fotos do artigo -RMG – QUALIFICAR MELHOR OS SALESIANOS: APELO DO CONSELHEIRO PARA A FORMAÇÃO

(ANS – Roma) – Cuidar e melhorar a qualificação dos salesianos é o apelo que nestes dias o Conselheiro Geral para a Formação, P. Francesco Cereda, dirigiu aos Inspetores e Delegados Inspetoriais de Formação. Um assunto prioritário para a vida e a vitalidade das Inspetorias.

Ocasião para esse apelo, já previsto no Projeto do Reitor-Mor e do Conselho geral, foi a recente Visita Extraordinária à Visitadoria da Universidade Pontifícia Salesiana, feita pelo mesmo Conselheiro para a Formação.

“Considero importante que se inicie uma reflexão sistemática ao menos em nível inspetorial porque, sem a qualificação dos irmãos, as Inspetorias correm o risco da mediocridade espiritual, do genericismo pastoral, da falta de capacidade reflexiva”.

Quadro de referência da intervenção do P. Cereda e para a desejada reflexão inspetorial é a carta do Reitor-Mor P. Vecchi “Eu por vós estudo” (ACG 361). “Tal reflexão deve levar ao plano inspetorial de qualificação dos irmãos por um período de ao menos cinco ou seis anos; de fato, sem uma programação plurianual, revista anualmente e compartilhada com os irmãos, a qualificação correria o risco de ser improvisada, enquanto algumas necessidades da Inspetoria poderiam ser transcuradas”.

A consistência qualitativa das comunidades depende também da qualificação dos salesianos que devem ter a oportunidade e ser solicitados ao estudo com a obtenção de uma licença civil ou eclesiástica como preparação a um encargo.

“A qualificação salesiana dos estudos acadêmicos ajuda a garantir a identidade carismática” – afirma o P. Cereda, que aponta como lugar privilegiado Roma pela presença das Universidades Pontifícias e, especialmente, da UPS. “A caracterização salesiana dos estudos, a proximidade da vida da Igreja universal e do centro da Congregação, o ambiente intercultural, o conhecimento da língua italiana e dos lugares salesianos, são elementos essenciais para uma Congregação mundial e missionária, que vive num contexto de globalização, imigração e multiculturalidade”.

A carta do P. Cereda oferece também indicações sobre os tempos e a duração das qualificações, sem esquecer uma reflexão sobre os custos econômicos. A última parte da carta se dedica à apresentação de algumas informações sobre as faculdades e as qualificações que a UPS oferece.

O texto integral da carta do P. Cereda está disponível em sdb.org.

Publicado em 21/06/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês