Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

11/6/2012 - Japão - 75° de Fundação das Irmãs da Caridade de Jesus
Fotos do artigo -JAPÃO – 75° DE FUNDAÇÃO DAS IRMÃS DA CARIDADE DE JESUS
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Miyazáki) – Ontem, Domingo, 10 de junho, Festa do Corpo de Deus, as Irmãs da Caridade de Jesus festejaram o seu 75° de fundação. A celebração realizou-se em Miyazáki, na cidade em que surgiu a Congregação. Das perto de mil Irmãs da Caridade de Jesus (ICJ) ativas no mundo, acorreram ao solene evento 250 religiosas procedentes de onze nações.

A festa iniciou na solene Missa de Ação de Graças, presidida pelo Bispo de Oita, Dom Paul Sueo Hamaguchi, e concelebrada pelo salesiano Dom Francis Xavier Osamu Mizobe, Bispo emérito de Takamatsu; pelo Inspetor Salesiano do Japão, P. Aldo Cipriani; por outros sete Sacerdotes. Entre os convidados especiais também a Inspetora japonesa das Filhas de Maria Auxiliadora, Ir. Francisca Yukiko Wakamatsu; e a Superiora Geral das Irmãs da Visitação do Japão, Instituto que acolheu as primeiras noviças da Congregação da CJ na época da sua fundação.

Durante a missa fizeram-se momentos de reflexão sobre a caminhada histórica, realizada pela Congregação das ICJ. Dom Mizobe recordou a origem da Congregação, fazendo referência aos escritos do Ven. P. Vicente Cimatti e às intenções do missionário salesiano P. Antonio Cávoli. A celebração se concluiu com a mensagem que o Reitor-Mor dos Salesianos, P. Pascual Chávez, enviou para acompanhar tão jubiloso evento.

Depois da missa as Irmãs festejaram juntamente com as Crianças, Idosas, Pessoal assistente da Congregação, com um festivo momento de partilha, alegrado por danças e jogos. De noite o clima de fraternidade prosseguiu numa dimensão mais familiar e restrita às ICJ: as Irmãs de cada País ou Inspetoria apresentaram a sua cultura e manifestaram em formas variadas a sua Ação de Graças a Deus pelos 75 anos de testemunho da caridade.

O dia findou com a boa-noite da Superiora Geral, Madre Apollinaris Shimura, que, referindo-se também à festa do Corpus Domini, disse: “O Santíssimo sacramento, Sacramento do amor e da unidade, desde o início da fundação foi colocado no centro da vida da Congregação. Sinto-me realmente feliz porque podemos agradecer pela graça recebida, junto com as coirmãs vindas de várias nações e podemos assim verificar a consolidação da união entre nós”.

A Congregação das Irmãs da Caridade de Jesus nasceu – com o nome de Irmãs da Caridade de Miyazáki – no dia 15 de agosto de 1937. No início daquele ano, o P. Cimatti, refletindo sobre o clima político-nacionalista que estava maturando no Japão, sugeriu ao P. Cávoli de fundar uma nova Congregação feminina. Depois dos insistentes conselhos do P. Cimatti, na terceira vez, o P. Cávoli acolheu a proposta, com as palavras de São Pedro: “Na tua palavra lançarei a rede” (Lc 5,5).

As ICJ têm como missão a propagação da fé através das obras de Caridade e por carisma são chamadas a zelar pela glória de Deus, cheias de espírito de sacrifício e de trabalho. Atualmente estão presentes em treze nações dos cinco continentes. Fazem parte da Família Salesiana desde 1986. Desde 2008 sua Casa Geral está em Roma. A mudança do nome – de “Irmãs da Caridade de Miyazáki” a “Irmãs da Caridade de Jesus” – se deu em 2009.

Publicado em 11/06/2012 

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês