Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

4/6/2012 - Portugal - PE: Educar com amor, o Projecto SolSal
Fotos do artigo -PORTUGAL – PE: EDUCAR COM AMOR, O PROJECTO SOLSAL
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Lisboa) – Desde 2008 está activo em Portugal o Projecto ‘SolSal’ – Solidariedade Salesiana – pensado para ir ao encontro das exigências das crianças e adolescentes, e para apoiar as famílias nos processos de educação e desenvolvimento dos filhos. O Projecto oferece uma válida consulência profissional e conta com a participação de pais de várias nacionalidades.

Saber que temos um papel activo no desenvolvimento pessoal das crianças e dos jovens, estimula-nos a percorrer um caminho educativo que transmita valores essenciais para o seu crescimento como seres livres e autónomos, sensíveis e inteligentes, responsáveis e solidários.
É com esta visão que o Projecto SolSal desenvolve, desde 2008, actividades, dirigidas a crianças e a jovens que se encontram em situação de maior vulnerabilidade, e nomeadamente acompanhamento psicológico individual e familiar.

O acompanhamento psicológico tem como objectivo promover o bem-estar emocional das crianças e dos jovens, através da facilitação do seu desenvolvimento pessoal e da construção do seu projecto de vida. Por outro lado, procura, também, apoiar as famílias nos processos de educação e de desenvolvimento dos filhos e promover relações familiares harmoniosas e saudáveis.

A maioria das situações acompanhadas está relacionada com perturbações do comportamento, com dificuldades de aprendizagem, relacionais, de instabilidade emocional e com dificuldades de integração social. Têm beneficiado deste acompanhamento dezenas de crianças e de jovens de diversas nacionalidades.

Nestes processos, a família e a escola são envolvidas activamente, dado o papel importante que ambas têm para um crescimento saudável e feliz das crianças e dos jovens. Em todos, é fortalecido o sentido de Educar com amor. Só este caminho educativo faz crescer relações interpessoais positivas, vivificadas pela presença dos educadores, que potenciam o protagonismo juvenil.

Educar com amor é uma educação alicerçada na solidariedade, na positividade, no afecto, na esperança, na fé e no compromisso com a vida e com Deus. Educar com amor é um desafio permanente e gratificante para pais e educadores. É, pois, assente no método educativo de Dom Bosco que o Projecto SolSal tem desenvolvido actividades de acção e reflexão. E procura, como queria o Educador santo, “que os jovens não só sejam amados, mas que eles próprios sintam que são amados”.

Publicado em 04/06/2012 

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês