Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

1/6/2012 - Equador - I Congresso Inspetorial de Educação Salesiana
Fotos do artigo -EQUADOR – I CONGRESSO INSPETORIAL DE EDUCAÇÃO SALESIANA
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Quito) – A Inspetoria salesiana Sagrado Coração, do Equador, está celebrando nestes dias (30 de maio-1° de junho), na casa de Cumbayá, o 1º congresso inspetorial sobre educação salesiana. Uma das principais contribuições à reunião foi oferecida por uma videoconferência do P. Miguel Ángel García, membro do Dicastério de Pastoral Juvenil, sobre o tema “Chaves para compreender a escola salesiana como plataforma de Evangelização”.

Do encontro participam cerca de 110 pessoas, que representam as obras da Inspetoria. Seu escopo é “estabelecer o empenho pela inovação educativa, que permita à escola salesiana responder aos desafios atuais da educação e de criar uma plataforma eficiente para a evangelização”.

Na manhã do primeiro dia o P. Alejandro Saavedra apresentou os desafios a que a sociedade submete a escola salesiana e mostrou as intuições da antropologia filosófica para delinear uma proposta educativa visando o futuro. De tarde o P. Luciano Bellini apresentou uma reflexão intitulada “Os desafios da educação numa sociedade digitalizada”.

No segundo dia, via skype, o P. García, em seu discurso sublinhou: “É possível formar cristãos através o serviço escolar, visto que evangelizar significa reorganizar a personalidade dos jovens, fornecendo-lhes uma educação integral, o que implica um acompanhamento contínuo ao longo de toda a caminhada que eles perfazem para conhecer a Jesus Cristo”. Portanto, a experiência pedagógica não se limita a fornecer habilitações mas contribui para formar os jovens aos valores, para abri-los a novos caminhos, para consolidar-lhes a personalidade.

O P. García indicou algumas estratégias: educar através do ensino e da formação da identidade; trabalhar a partir da realidade individual; desenvolver um empenho do instituto que permita constituir uma estratégia educativa partilhada; ocupar-se da formação permanente dos professores; formar e responsabilizar os leigos – eles também corresponsáveis pela missão salesiana de evangelizar –; fazer da escola uma plataforma de evangelização.

Para encerrar o segundo dia de trabalhos, falaram as especialistas María Helena Ortiz e Helena Arcos, as quais trataram da Avaliação do Projeto Salesiano de Inovação Educativo-Curricular (PROSIEC).

Hoje, último dia do encontro, um Delegado do Ministério da Educação exporá a Lei Orgânica sobre a Educação Intercultural (LOEI), a relativa regulamentação e seu modelo de gestão. A nova Lei implica novas direções, novas dinâmicas, na ação educativa em nível nacional.

Publicado em 01/06/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês