Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

18/5/2012 - RMG - O Boletim Salesiano no mundo
Fotos do artigo -RMG – O BOLETIM SALESIANO NO MUNDO

(ANS – Roma) – Ontem, 17 de maio, no encontro internacional de Diretores do Boletim Salesiano (BS) foram apresentados alguns dados característicos da revista, em nível global. A análise forneceu algumas estatísticas significativas e focalizou alguns desafios válidos para todos.

A pesquisa é fruto de um trabalho, precedente à reunião, levada a termo pelo Dicastério de CS e pela redação italiana do BS, coletando os dados de 51 edições – a quase totalidade da galáxia de BS no mundo.

Em nível continental, as edições do BS aumentam onde as presenças salesianas são mais recentes ou ainda em fase de expansão (África, Ásia, Oceânia). Permanecem estáveis nos países onde a presença já está historicamente radicada (América, Europa). Relativamente a isso, vão-se introduzindo novas línguas de publicação, como o vietnamita, o tétum, o canada ou canarês… (em países orientais), e cresce o peso do francês (falado em muitos países africanos). O espanhol reveste o número mais alto de edições, acompanhado pelo inglês; alguns são bi/trilíngues.

Quase a metade das edições são bimestrais; uma dezena, mensais; as demais aparecem com uma frequência menor: de 2-3 números ao ano.

Também o número de exemplares difundido varia sensivelmente: dos poucos milhares das edições mais jovens aos mais de 4 milhões da tiragem anual do BS italiano, fundado pelo mesmo Dom Bosco. Somando as tiragens dos BS, calculam-se em perto de mais de 8,5 milhões de exemplares anuais, no mundo.

Mui variada e equilibrada é a oferta dos conteúdos, que vão desde a Espiritualidade Salesiana aos Jovens, da Educação às Missões, das Reflexões internacionais às Realidade locais… Igualmente multifacetado é o leque dos leitores, sinal de que mediamente os BS conseguem interceptar os gostos de todas as faixas de idade.

Da análise vieram à tona ao mesmo tempo alguns desafios e temas sensíveis de alcance geral. A difusão dos BS, p. ex., é na maioria dos casos feita pelos mesmos salesianos; é por isso, em tal sentido, indispensável incentivar à promoção do BS também os membros externos à Congregação, i. é, os membros da cada vez mais numerosa Família Salesiana (FS). Isto se torna ainda mais necessário quando cada vez com maior freqüência os BS dispõem também – e, em certos casos, “somente” – de uma versão digital.

A presença em rede é certamente um desafio a mais: atualmente a quase totalidade dos BS estão em internet, mas com presença quase sempre estática. O objetivo é produzir uma migração rumo a uma presença mais participativa, através das redes sociais, e, secundariamente, rumo à adoção de padrões mais desenvolvidos do web semântico.

Outros temas sensíveis emersos da pesquisa foram: as modalidades de apresentação da carta mensal que o Reitor-Mor escreve expressamente para o BS; a presença da publicidade; e a necessidade de passar da idéia de um “diretor factótum” àquela de uma Equipe de Redação.

Publicado em 18/05/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês