Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

16/5/2012 - Espanha - Vice-conselheiro para a Imigração visita projeto “Barrio Abierto”
Fotos do artigo -ESPANHA – VICE-CONSELHEIRO PARA A IMIGRAÇÃO VISITA PROJETO “BARRIO ABIERTO”
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Madri) – No dia 10 de maio passado, Carlos Izquierdo, Vice-Secretário para a Imigração, o Voluntariado e a Cooperação da Comunidade, de Madri, acompanhado por Pablo Gómez Tavira, Diretor Geral para a Imigração, visitou a sede do projeto “Barrio Abierto” (Bairro Aberto), realizado na cidade de Parla, pela Plataforma Social “Valora”, pertencente à Federação de Plataformas Sociais “Pinardi”, dos Salesianos de Madri.

Bairro Aberto, desenvolvido em colaboração com a Assessoria para os Negócios Sociais, visa promover o emprego e a integração social dos imigrados e dos cidadãos autóctones, viventes no sul de Madri. Desde o seu nascimento, em 2004, o projeto ajudou a mais de 180 imigrados por ano, oferecendo uma intervenção completa através de um plano personalizado de atividades: alfabetização, ensino do castelhano, educação informática de base, desenvolvimento de habilidades sociais, habilitações profissionais, laboratórios para tornar mais eficaz a procura de emprego, sensibilização à paridade de gênero, educação à saúde, atividades integradoras, num investimento anual de mais de 50000 euros.

Em 2011 os beneficiados globais – considerando também os membros das unidade familiares sucessivamente envolvidos – foram 278, aos quais se ofereceram tutorias, assistência legal, formação profissional e as atividades do Programa Emprega.

O Centro de Formação e Assistência Socioeducativa “Valora”, promovido pelos Salesianos, responde às necessidades específicas da área meridional de Madri: promove a convivência e incentiva a integração na cidade de Parla, um dos municípios com maior porcentagem de imigrados de toda a Comunidade Autônoma: ali os estrangeiros constituem 27% da população total e estão em sua maioria compreendidos na faixa dos 20-24 anos de idade.

A Federação das Plataformas Sociais Pinardi, dos Salesianos de Madri, reúne as plataformas sociais de Lumbre (Madri - Puerta del Sol), Naranjoven (Fuenlabrada), Las Naves (Alcalá de Henares), Pan Bendito (Madri - Carabanchel), Valora (Parla) e Cabria (Puertollano). Atualmente, cerca de 325 jovens participam nos programas de formação ao trabalho, graças à dedicação de 70 profissionais e 29 voluntários, e à contribuição das administrações públicas, empresas particulares e do terceiro setor. O nível de sucesso – entendido como inserção no circuito sociotrabalhista ou de retorno ao sistema escolar – supera os 60%.

Mais de 2 000 os beneficiados pelos mais de 40 projetos desenvolvidos pelas várias plataformas sociais da Federação Pinardi nos vários âmbitos de assistência e formação.

Publicado em 16/05/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês