Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

15/5/2012 - Chile - Nova igreja dedicada a Dom Bosco
Fotos do artigo -CHILE – NOVA IGREJA DEDICADA A DOM BOSCO

(ANS – Antofagasta) – Sexta-feira, 4 de maio, em Antofagasta, foi consagrada uma nova igreja dedicada a São João Bosco, marcada especialmente por sua pintura mural que adorna o presbitério e que exprime uma visão cristológico-eclesial. Da Missa da dedicação do templo participaram numerosos Bispos, Sacerdotes diocesanos e salesianos, e numerosos Fiéis.

A cerimônia foi presidida pelo Arcebispo de Santiago e Presidente da Conferência Episcopal do Chile, Dom Ricardo Ezzati SDB; acompanhavam-no o Arcebispo de Antofagasta, Dom Pablo Lizama; o Bispo de Arica, Dom Héctor Vargas SDB; e o Arcebispo emérito de Antofagasta, Dom Patricio Infante, que promovera a ida dos Salesianos à Região.

Com os Prelados concelebraram também o P. Alberto Lorenzelli, Inspetor do Chile; o P. Jorge Rivera, Ecônomo Inspetorial; os Sacerdotes da Comunidade salesiana local; e outros Presbíteros e Diáconos da Arquidiocese. Presentes outrossim Autoridades civis, Representantes de empresas, Religiosas, Pais de Alunos, Alunos e Professores; e muitos Fiéis.

No início da função o P. Giancarlo Favaretto, Vigário e Ecônomo da comunidade, explicou o sentido do Afresco sobre a parede do Presbitério: “Toda a representação cristológico-eclesial se ambienta em Antofagasta, cidade bem representada pelos dois monumentos-símbolos da Região. As montanhas Antofagasta fazem de fundo ao cenário... E o mar, encrespado por leve brisa, recria-nos a mágica sensação de estarmos a fazer parte do ambiente. O centro de todo o mural é Jesus Cristo Ressuscitado, presente na Comunidade, comunicador que é da Vida, princípio e fim de toda a ação pastoral da Igreja, mestre da humanidade”.

A caracterizar ulteriormente o templo, além disso, está a forma circular, pela qual em qualquer ponto da igreja os fiéis se encontram antes próximos ao altar, numa relação de vizinhança também física.

Na homilia Dom Ezzati recordou que Cristo está presente na Eucaristia e que a Eucaristia é a humanização do homem, fonte de vida nova para todos. No fim da celebração foi dado a cada presente um santinho com a imagem e a explicação do mural. Para terminar, o P. José Carraro, Diretor da comunidade de Antofagasta, entregou as chaves do Templo a Dom Lizama, em sinal de disponibilidade e abertura desta casa de Deus relativamente à Arquidiocese.

A construção do templo foi tornada possível graças aos esforços do Instituto salesiano local com sete meses de trabalho. Construído ao lado do Instituto, numa área da cidade com elevada vulnerabilidade social, o templo estará aberto à população local e poderá acolher em seu interior perto de 500 pessoas.

Publicado em 15/05/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês