Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

30/3/2012 - Índia - Projeto Bosco: dar vida em plenitude
Fotos do artigo -ÍNDIA – PROJETO BOSCO: DAR VIDA EM PLENITUDE

(ANS – Bangalore) – Para recuperar crianças e adolescentes, de Bangalore, existe há já mais de 22 anos o Projeto “Bangalore Oniyavra Seva Coota” ou simplesmente “Bosco”. Promovido pelos salesianos em colaboração com numerosos voluntários leigos, o projeto tira da rua e oferece um futuro a milhares de crianças e adolescentes. Todos os anos.

O Projeto Bosco nasceu em 1980, quando alguns alunos salesianos do ‘Kristu Jyoti College’, de Bangalore, decidiram empenhar-se pessoalmente por colocar-se em contato com as crianças e adolescentes abandonados da cidade. Logo descobriram a dura realidade de milhares deles, que todos os dias lutavam pela sobrevivência nas ruas de Bangalore. Começaram assim uma primeira iniciativa, com atividades semanais, denominada “Project Outreach” (Projeto Solidariedade).

Com o passar dos anos o programa semanal cresceu e iniciou a programação de interações cotidianas com os menores, através de estudo, atividades recreativas, pequenas ‘excursões’ ou passeios. Em 1985 o Bosco dotou-se de sede estável e pôde assim oferecer um primeiro canto seguro, aos pequenos abandonados.

O P. George Payyamthadathil é o seu atual Diretor. “Trata-se de seguir o ensinamento de Jesus: deixar as 99 ovelhinhas em lugar seguro e correr atrás da que se perdeu – explicou numa recente viagem de sensibilização e arrecadação de fundos pela Austrália –. Queremos dar a essas crianças a sua dignidade – acrescenta –. O nosso lema é o de dar a vida em toda a sua plenitude, como se diz no Evangelho”.

As crianças e adolescentes necessitados são realmente muitos. Segundo o P. Payyamthadathil cerca de um quarto dos menores da Índia não vai à escola e “são 50.000 os que vivem e trabalham na rua, somente nesta cidade. Pedem esmola, coletam coisas, abusam de entorpecentes… São ou órfãos ou abandonados ou fugidos de casa”. A situação mais difícil é a das meninas: malquistas na família (que preferem filhos homens), acabam abusadas ou obrigadas a prostituir-se.

Para interceptar os menores carentes, o “Bosco” supervisiona os lugares de maior perigo, como estações e mercados populares: “Temos seis pontos de ‘controle’ em Bangalore. Três ou quatro membros do 'staff' supervisionam por turno essas posições, 24 horas por dia, sete dias na semana” – explica o P. Payyamthadathil.

O trabalho de reabilitação é difícil e necessita do apoio de médicos, enfermeiros, professores... Mas são muitos os casos de bom êxito, o que dá forças para ir em frente e continuar o trabalho. Entre esses casos de sucesso, emblemática é a história de Camleti Manjunath, tirado da rua com seis anos, onde pedia esmola em companhia da mãe, doente mental; agora é um jogador de críquete, do campeonato estatal, após completar os estudos de Economia, na Alemanha.

Atualmente “Bosco” conta com oito centros de acolhimento para menores, quase todos situados na cidade de Bangalore, além dos seis postos avançados urbanos, nos lugares de maior risco. São mais de 100 os salesianos e animadores que colaboram nas atividades. E cerca de 6 000 os pequenos salvos das ruas, todos os anos.

Publicado em 30/03/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês