Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

20/3/2012 - Albânia - Celebrados 20 anos de presença salesiana
Fotos do artigo -ALBÂNIA – CELEBRADOS 20 ANOS DE PRESENÇA SALESIANA
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Tirana) – Para celebrar os 20 anos de presença na Albânia, a Família Salesiana organizou um fim semana denso de comemorações: no dia 9 de março em Tale, a Madre Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, Madre Yvonne Reungoat, inaugurou o centro socioeducativo “Laura Vicuña”. No dia seguinte em Tirana fez-se uma grande festa com a participação do Movimento Juvenil Salesiano da Albânia e Cossovo e a abertura de um centro diurno e uma reunião com os jovens.

O primeiro motivo de festa foi oferecido pela abertura da “Vila de Tale”, obra das FMA , mantida em parte pelo projeto da Cooperação Italiana para o Desenvolvimento, através do Ministério do Exterior, e das ongues Vides e LaborMundi. A estrutura compreende a casa para as irmãs e um centro para jovens mulheres. À inauguração aderiram muitíssimos cidadãos de Tale, várias Autoridades locais, o Embaixador da Itália, o Núncio Apostólico na Albânia, Dom Ramiro Moliner Inglês; os Superiores das Inspetorias SDB e FMA da Itália Meridional, P. Pasquale Cristiani e Ir. Marinella Scano; todas as Filhas de Maria Auxiliadora e todos os Salesianos da Albânia.

Sábado, 10 de março, em Tirana, realizou-se a festa dos jovens e dos adolescentes do MJS, cerca de 700, vindos da Albânia, Cossovo e Montenegro. O P. Gino Martucci, Diretor da casa salesiana de Scutari, conduziu as atividades e recordou o motivo das celebrações e, sobretudo, os numerosos religiosos SDB e FMA – que dedicaram a vida a semear e cuidar do desenvolvimento do carisma salesiano. Palavras de agradecimento foram ditas também pelos numerosos voluntários, colaboradores, jovens, que deram a sua mui importante contribuição.

A Madre Reungoat dirigiu-se aos jovens e manifestou toda a confiança que ela deposita neles e nelas. “Sois a esperança do futuro! O mundo precisa de vós” – disse a Madre, exortando-os a também não terem medo de levar Jesus Cristo ao mundo.

Nos arredores da igreja houve a seguir a abertura do novo Centro Diurno para crianças e adolescentes ciganos. Como gesto simbólico foram plantadas cinco árvores no terreno diante do centro: para representar as cinco presenças da Família Salesiana na Albânia e Cossovo.

A Eucaristia foi presidida pelo Cardeal Moliner Ingles e concelebrada por Dom George Frendo, Bispo auxiliar de Tirana-Durres, e por todos os salesianos presentes, entre os quais os Diretores das comunidades de Scutari, P. Martucci; de Tirana, P. Marek Gryn; e de Pristina, P. Matteo Flor.

A festa prosseguiu com rifa e competições esportivas entre as delegações das várias obras da FS, em clima de grande amizade e partilha.

Publicado em 20/03/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês