Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

19/3/2012 - Itália - Depois da Visita de Conjunto
Fotos do artigo -ITÁLIA – DEPOIS DA VISITA DE CONJUNTO

(ANS – Roma) – Encerrou-se sábado, 17 de março, a Visita de Conjunto à Região Itália-Oriente Médio. Reunidos com o Reitor-Mor, o seu Vigário e vários Conselheiros, os Inspetores e Conselheiros inspetoriais das sete Províncias da Região, refletiram sobre três temas fundamentais: a vida das comunidades; a assunção das orientações da Igreja italiana e das Igrejas orientais; a disciplina religiosa.

As atividades da Visita de Conjunto haviam programado em primeiro lugar a apresentação dos dados relativos aos irmãos, às comunidades e às atividades desenvolvidas. Sucessivamente, passou-se a reflexões específicas. Sobre o tema da vida das comunidades emergiu que a qualidade da vida espiritual, a fraternidade e a missão apostólica devem andar juntas. Refletiu-se detidamente na modalidade de gestão das obras e das estruturas; e observou-se a atualidade do modelo indicado pelo Capítulo Geral 24, sobre o tema “Salesianos e Leigos”. A construção de comunidades educativas pastorais de salesianos e leigos continua uma prioridade.

Sobre o segundo tema, foram referência constante as orientações pastorais do episcopado italiano para os anos 2012-2020: “Educar à excelente vida do Evangelho”. Nesse contexto foi apresentada a contribuição da missão salesiana na Itália sobretudo no repensamento da iniciação cristã e na educação e evangelização nas escolas e nos centros de formação profissional. Objeto de análise foi também a contribuição dada pelas comunidades salesianas nos Países do Oriente Médio como resposta às conclusões do Sínodo das Igrejas orientais.

O tema da disciplina religiosa foi aprofundado por ampla exposição do P. Adriano Bregolin, Vigário do Reitor-Mor: a sua intervenção foi plenamente acolhida por parte dos Inspetores e Conselheiros inspetoriais presentes.

Coube ao Reitor-Mor enfim oferecer, em sua fala conclusiva, orientações para toda a Região. O P. Pascual Chávez deteve-se antes de tudo no contexto com o qual os salesianos entram hoje em contato: ele não representa somente o panorama de fundo da ação pastoral mas tem outrossim um papel específico, definido até como “o interlocutor”.

O Reitor-Mor indicou qual seja a resposta a dar aos desafios culturais, eclesiais e institucionais, as três grandes dimensões da vida consagrada: a mística, a profética da fraternidade evangélica e a de serviço. Acerca das estratégias recordou os grandes empenhos do CG26: a necessidade de repartir de Dom Bosco para garantir a identidade salesiana, a assunção da nova evangelização e o empenho por desenvolver cultura vocacional, a participação no Projeto Europa.

Especial atenção dedicou o P. Chávez à Inspetoria do Oriente Médio à qual indicou a urgência de uma inculturação maior do carisma salesiano e o empenho no cultivo das vocações locais.

Às seis Inspetorias italianas, ao invés, o Reitor-Mor apontou a necessidade de uma melhor coordenação e sinergias, a fim de enfrentarem juntas os desafios comuns, comunicar de modo unitário, tornar-se presentes como Salesianos da Itália ali onde se debatem os interesses dos jovens.

Publicado em 19/03/2012 

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês