Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

5/3/2012 - Nepal - Um novo pavilhão para o centro de formação profissional
Fotos do artigo -NEPAL – UM NOVO PAVILHÃO PARA O CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Kathmandu) – Sábado, 3 de março, o P. Thomas Ellicherail, Inspetor da Índia-Calcutá – a que pertence a presença salesiana no Nepal –, inaugurou em Kathmandu um novo pavilhão do centro salesiano de formação profissional. A obra salesiana surge em Thecho, bairro periférico em rápido desenvolvimento.

Convidado de honra à cerimônia de inauguração foi o Diretor do Conselho da Educação técnica e profissional (CTEVT), Dr. Ram Hari Lamichhane. Presentes também várias autoridades governamentais e personalidades eclesiásticas, entre as quais Dom Antony Francis Sharma SJ, Vigário Apostólico para o Nepal.

O Dr. Lamichhane sublinhou a importância da formação profissional para os jovens do Nepal, no atual contexto global; e também manifestou o seu apreço e agradecimento aos salesianos pelo trabalho cotidiano pelos jovens marginalizados, prometendo o apoio do CTEVT a fim de continuar a ajudar os jovens e oferecer-lhes habilitações de trabalho. “Este foi um projeto longamente esperado pelos jovens pobres e marginalizados” - disse o Diretor da comunidade salesiana de Kathmandu, P. Benjamin Pampackal.

O Instituto salesiano, aberto no 2000, oferece atualmente formação técnica e profissional a jovens de ambos os sexos com sete orientações: moderna administração de secretaria, ‘design’ para costura, eletrônica, manutenção elétrica, soldagem, alvenaria e informática –. “Mas no próximo futuro virão novos cursos nos setores mais pedidos pelo mercado do trabalho” – prometeu o Diretor do Instituto, P. Jijo John Kanniyattukunnel.

O Instituto – sobre uma superfície de dois hectares – possui também um internato para perto de 100 estudantes, além de alojamentos para o pessoal. O edifício principal dispõe de nove laboratórios, seis salas de aula, uma sala para reuniões, escritórios, uma sala para conferências e uma biblioteca. São perto de 300 os jovens com idade entre 15-25 anos que neste ano frequentam o Instituto.

“Antes mesmo da construção do novo conjunto, havíamos iniciado um programa de educação informática não-formal, que se realizava em algumas barracas cobertas com folhas de zinco, e um curso de formação de soldagem e de marcenaria. Agora, com o novo edifício, começaremos um programa real de formação técnico-profissional, reconhecido pelo Governo – disse o salesiano coadjutor Sr. Polycarp Ekka –. Além disto ativamos também um centro de ensino, de que se beneficiam mais de 200 crianças do bairro, para garantir que progridam na escola”.

O Instituto, enfim, oferece também orientação e introdução à formação técnico-profissional a outros estudantes: só nos meses de novembro e dezembro de 2011, foram perto de 150 os jovens procedentes de várias universidades e escolas que receberam uma formação básica em informática, ‘design’ para costura, eletrônica, manutenção elétrica.

Publicado em 05/03/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês