Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

31/1/2012 - RMG - O Projeto Europa completa três anos. Um olhar sobre os Jovens e sobre os Salesianos
Fotos do artigo -RMG – O PROJETO EUROPA COMPLETA TRÊS ANOS. UM OLHAR SOBRE OS JOVENS E SOBRE OS SALESIANOS

(ANS – Roma) – No dia 31 de janeiro de 2009, por ocasião da festa de Dom Bosco, o Reitor-Mor, P. Pascual Chávez, proclamou o “Projeto Europa” (PE). A Agência iNfo Salesiana inicia uma série de publicações especiais dedicadas à análise da realidade juvenil dos países europeus e à apresentação de algumas atividades dos Salesianos para responder às necessidades dos Jovens do Velho Continente.

O Capítulo Geral 26 em 2008 indicou o Continente Europeu como uma das novas fronteiras da missão salesiana. Foi para atuar as disposições do CG26 e para relançar o carisma salesiano na Europa que nasceu, há três anos, o PE, caracterizado por três núcleos: a revitalização endógena da presença salesiana, a reorganização das estruturas e a ação coordenada numa Europa reconhecida como “terra de missão”.

Nestes três anos, alguns passos foram dados: foi ativada uma especial comissão para a atuação e monitoramento do PE, e realizados diversos encontros entre os Inspetores, responsáveis por alguns âmbitos da Missão Salesiana, e entre os Noviços. Alguns sinais evidentes do percurso empreendido podem ser observados no plano de reorganização das Inspetorias espanholas e no crescente número de missionários chegados à Europa com as últimas Expedições Missionárias.

Para favorecer um mais profundo conhecimento da realidade juvenil européia e de quanto os Salesianos estão fazendo na área do PE, ANS preparou, faz algum tempo, uma especial seção (visível na coluna direita da ‘homepage’), que agrupa as publicações feitas sobre o tema.

Por ocasião da Festa de Dom Bosco, ANS propõe um itinerário mais sistemático. A partir de hoje, com uma cadência mais ou menos mensal, publicar-se-ão na rubrica “Service” alguns aprofundamentos sobre o quadro da realidade juvenil nas diferentes nações europeias, com a finalidade de mostrar o semblante dos jovens, as oportunidades e os desafios atualmente existentes.

Essas breves pesquisas, realizadas graças à colaboração dos vários correspondentes da Agência, serão acompanhadas de notícias sobre o trabalho salesiano na Europa: atividades significativas, projetos inovadores, experiências de sucesso, boas-práticas.

Um primeiro olhar se volta à realidade espanhola.
 
Publicado em 31/01/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês