Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

24/1/2012 - RMG - São Francisco de Sales, modelo do humanismo de Dom Bosco e de cada salesiano
Fotos do artigo -RMG – SÃO FRANCISCO DE SALES, MODELO DO HUMANISMO DE DOM BOSCO E DE CADA SALESIANO

(ANS – Roma) – Na festa litúrgica de São Francisco de Sales, o Reitor-Mor dos Salesianos presidiu a Concelebração Eucarística na igreja da Casa Geral, recordando a figura e o valor do “douto humanista, grande diretor espiritual e generoso pastor” que inspirou Dom Bosco e o seu humanismo. Uma meditação sobre a fonte do carisma salesiano.

A homilia feita esta manhã pelo P. Chávez foi uma interessante reflexão sobre a figura do grande santo, pastor e doutor da Igreja, escolhido por Dom Bosco como patrono da Congregação Salesiana propondo-o como “modelo de zelo pastoral, de amorável bondade, de confiante humanismo e de santa industriosidade”.

Apesar da diversidade do contexto histórico e cultural, São Francisco de Sales “foi e continua sendo um mestre seguro de vida espiritual, rico da sabedoria que vem do alto, fazendo-se tudo para todos na caridade pastoral, empenhando-se por «restaurar a unidade dos fiéis no vínculo da caridade e da paz»”. Para os salesianos, “a sua celebração é um convite a trabalhar ‘em todas as circunstâncias da vida’ à luz dessa caridade benigna, paciente e operosa, de modo a permear de espírito cristão as várias estruturas eclesiais, sociais, políticas, econômicas e culturais, para torná-las mais humanas”.

Tracejando-lhe brevemente o perfil biográfico, o Reitor-Mor evidenciou a grande determinação com que, uma vez descoberta, perseguiu a própria vocação, e o seu grande zelo pastoral. “Através de multíplices atividades dedicou-se a educar o povo cristão e a lhe mostrar que um se pode santificar em qualquer estado de vida; e isso dava início a uma nova espiritualidade”. Apesar da sua incansável atividade, o bispo de Genebra achava tempo para levar à frente uma bem volumosa correspondência e para escrever as suas obras-mestras de direção espiritual: “Introdução à vida devota”, “Tratado do amor de Deus”, “Conferências espirituais”.

Para os salesianos – recordou o P. Chávez – São Francisco de Sales se apresenta como o modelo em que se inspirar por sua gentileza, bondade e mansidão para com todas as pessoas indistintamente. Citando o artigo 17 das Constituições salesianas, o Reitor-Mor relembrou que o salesiano “acredita nos recursos naturais e sobrenaturais do homem, embora não lhe ignore a fraqueza. Acolhe os valores do mundo e evita lamentar-se do tempo em que vive: conserva tudo o que bom, especialmente quando agrada aos jovens. Já que anuncia a Boa Nova, está sempre alegre. Difunde essa alegria e sabe educar à felicidade da vida cristã e ao sentido de festa: «Sirvamos ao Senhor em santa alegria»”.

A figura de S. Francisco de Sales se há de redescobrir e valorizar, sobretudo neste primeiro ano do triênio de preparação ao bicentenário de nascimento de Dom Bosco; “peçamos pois a Deus a graça de redescobrir e fazer nossas as grandes virtudes de São Francisco de Sales, essas que levaram o nosso Pai a escolhê-lo como seu e nosso modelo”.

O texto integral da homilia, disponível só em italiano, pode ser visto em < sdb.org >.

Publicado em 24/01/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês