Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

2/12/2011 - Itália - Seminário europeu para Delegados Inspetoriais de Animação Missionária
Fotos do artigo -ITÁLIA – SEMINÁRIO EUROPEU PARA DELEGADOS INSPETORIAIS DE ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Turim) – Os Delegados inspetoriais para a animação missionária (DIAM) da Europa encontraram-se em Turim de 28 de novembro a 1° de dezembro a fim de tratar daqueles caminhos e experiências que cada realidade vai atuando. Os dias marcaram a retomada, depois de 14 anos, dos encontro dos DIAM da Europa.

Valdocco – Casa-Mãe do carisma e da Congregação salesiana – foi a sede do encontro, “uma escolha motivada pelo desejo de ‘voltar a Dom Bosco’, ao seu coração missionário, e sentir o espírito que impeliu os primeiros seus jovens a partirem para novos países e anunciar o evangelho” – sublinhou o P. Vaclav Klement, Conselheiro para as Missões, promotor do encontro.

Tema privilegiado foi o “Projeto Europa”, aprofundado com três explanações. O padre dominicano Ulrich Engel, diretor do Instituto “M. Dominique Chenu – Espaces Berlim”, apresentou algumas passagens da Exortação pós-sinodal “A Igreja na Europa”, de João Paulo II, e, utilizando os dados de uma pesquisa, também a situação da Fé no Velho Continente. O P. Klement iluminou quer o contexto salesiano dos últimos 25 anos, quer algumas conclusões emersas nos precedentes encontros de DIAM da Europa ao longo do decênio 1987-1997, e quer os modelos de animação missionária adotados por algumas inspetorias. O P. Stefano Martoglio, Ispetor do Piemonte–Vale d’Aosta e membro da Comissão para o Projeto Europa, partilhou algumas reflexões sobre a ação que a Congregação salesiana está a levar avante na Europa e que oferece a cada Inspetoria europeia uma grande oportunidade de recuperar a própria identidade, espiritual e carismática; um novo horizonte pastoral e cultural; e ao mesmo tempo, pede a capacidade de acolhida tanto aos missionários que chegam à Europa quanto às várias populações imigradas, que povoam as cidades.

As falas de dois representantes do Dicastério para a CS e a PJ confirmaram a caminhada conjunta que os três dicastérios da missão salesiana estão cumprindo dos últimos anos. Ao encontro estiveram também o Conselheiro para a Região Europa Norte, p. Marek Chrzan, e o Ecônomo Geral, Sr. Jean-Paul Müller.

As frequentes sessões de trabalho de grupo favoreceram o aprofundamento dos temas expostos e a troca das experiências. Deu uma ulterior contribuição a localização do encontro. A celebração da Eucaristia e da oração cotidiana distribuiu-se por vários ambientes de Valdocco, oferecendo tópicos para reflexões e aprofundamentos de alguns aspectos do carisma salesiano na ótica da missionariedade. Para isso também contribuiu a visita ao Colle Don Bosco.

No fim do encontro o P. Klement confiou a cada DIAM uma carta aos Inspetores, na qual, além de uma breve crônica do encontro e dos seus conteúdos, se indicaram alguns empenhos operativos:

  • elaboração e atuação de um Piano de Animação Missionária em continuidade com o Projeto Orgânico Inspetorial, que leve em conta os recursos e os desafios da inspetoria e as orientações oferecidas pelo Dicastério para as Missões.
  • Início e prosseguimento do processo de sinergia com os outros dois setores da missão salesiana: PJ e CS. Animação da formação e do apoio aos grupos missionários locais e interinspetoriais.
  • Planejamento em colaboração com o Vigário Inspetorial e a Comissão Inspetorial para a Formação (CIF), das caminhadas de formação missionária, inicial e permanente, para os irmãos.

O encontro de Turim faz parte do plano do Dicastério para as Missões salesianas com que formar e animar os DIAM. No início do mês de novembro realizou-se em Quito, Equador, um semelhante encontro para os DIAM das duas Regiões americanas.

Publicado em 02/12/2011

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês