(ANS – Roma) – Ocorre hoje, 1° de dezembro, o Dia Mundial de luta contra a AIDS. O convite das Nações Unidas para este ano é concentrar os esforços para “chegar a Zero”. Zero novas infecções de HIV, zero discriminações, zero mortes por AIDS. Os Salesianos no seu empenho pela juventude desenvolvem variados projetos educativos, entre os quais também alguns de luta contra a AIDS.
Segundo as estatísticas de várias agências internacionais, 34 milhões de pessoas em todo o mundo convivem com a AIDS. Dessas, mais de 22 milhões residem na África subsaariana.
Os salesianos estão convencidos de que os maiores esforços devem ser feitos na área da prevenção, sobretudo entre os mais jovens. A ONG das Missões Salesianas, desde 2001, lançou dois programas: “Life Choices” (Opções pela vida) e “LoveMatters” (Questão de amor), voltados a reduzir as infecções por HIV entre os jovens, em países como Quênia, África do Sul e Tanzânia – onde 1 000 000 (um milhão) de crianças estão com AIDS. Através de cursos e debates, os jovens chegam a saber o que seja a doença, como se previna, quais sejam os comportamentos de risco; e aprendem a viver uma sexualidade responsável e segura. O objetivo é chegar a obter que todos os anos milhares de jovens se salvem da infecção.
“Pela primeira vez na minha vida pude perguntar o que eu queria; e recebi as respostas” – disse um jovem participante do programa “LoveMatters”, em Johanesburgo (África do Sul). Num ambiente de confiança mútua os jovens podem expor as suas dúvidas a respeito da AIDS e da sexualidade. O programa procura também melhorar a autoestima e a confiança dos jovens, e dá-lhes os instrumentos suficientes para conseguir dizer ‘não’ aos comportamentos de risco e para aprender que o amor tem muitas manifestações além do sexo.
Em muitos países em que estão presentes os Salesianos, promovem-se campanhas educativas para prevenir as doenças e promover tanto a informação quanto a educação sobre o tema, com a finalidade de também promover um futuro melhor para os Jovens.
Publicado em 01/12/2011