Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

27/10/2011 - México - 50 anos de presença missionária salesiana
Fotos do artigo -MÉXICO – 50 ANOS DE PRESENÇA MISSIONÁRIA SALESIANA
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Cidade do México) – Com a presença do P. Václav Klement, Conselheiro para as Missões Salesianas, a Prelazia Mixes, sob a guia pastoral do salesiano Dom Héctor Guerrero Córdova, iniciou as comemorações dos 50 anos de presença salesiana. O mês de outubro, dedicado à reflexão missionária, foi o quadro apropriado para apresentar o vasto programa comemorativo desse importante aniversário.

No dia 20 de outubro, acompanhado pelo P. Miguel Agustín Aguilar Medina, Inspetor do México-México (MEM), o P. Klement visitou o colégio salesiano de Matagallinas, na Sierra Mixe, de Oaxaca, onde foi recebido pela comunidade escolar e os jovens trajando as tradicionais vestimentas culturais. Feita a apresentação, o Conselheiro contou a história da sua vocação missionária e explicou que o motivo da sua viagem era o de promover uma cultura missionária e arrecadar histórias de vida missionária e de testemunhos apostólicos, dos salesianos e dos leigos seus colaboradores.

No dia seguinte, 21, reuniu-se com Dom Guerrero Córdova no Seminário Menor para os jovens indígenas Mixes, fundado em 2008. A banda musical dos formandos diocesanos dedicou-lhes alguns trechos. O P. Klement em troca fez-lhes uma conferência sobre o espírito missionário e convidou os seminaristas a serem fiéis à sua missão.

A seguir, Bispo e Conselheiro passaram ao Instituto salesiano de Cecachi. Ali, durante a Eucaristia, Dom Guerrero Córdova, o P. Klement e o Inspetor apresentaram oficialmente à Comunidade o P. Joseph Nguyen N., salesiano vietnamita, mandado pelo Reitor-Mor como missionário ao México.

Sábado, 22 de outubro, no Santuário Nacional de Maria Auxiliadora, da Cidade do México, no âmbito do Dia Missionário Mundial, foi oficialmente aberto o Jubileu pelos 50 anos de presença salesiana nas Missões de Mixes Oaxaca. Dom Guerrero Córdova presidiu a Eucaristia, concelebrada por 15 sacerdotes – entre os quais o P. Klement e o P. Aguilar Medina – e participada por muitos jovens e representantes da Família Salesiana.

Na Homilia o P. Klement congratulou-se com todos os presentes por manterem vivo o espírito da missão ‘ad gentes’ e sublinhou que a Inspetoria do México-México é uma das oito Inspetorias salesianas que têm a graça de sediarem uma região designada pela Igreja com o nome de Vicariato ou Prelazia. O P. Klement tratou também dos desafios do trabalho missionário, da necessidade de conhecer as culturas e de preparar leigos, catequistas e apóstolos convictos. Finalizou pedindo uma oração pelos Salesianos e por quantos animam os grupos missionários, considerados uma graça, pela Igreja.

Antes da bênção final o P. Aguilar Medina elogiou e congratulou-se com Dom Guerrero Córdova por seu trabalho de animação e exemplo de pastoreio episcopal; agradeceu a todos os Salesianos e a quantos colaboram na Prelazia pela difusão do Evangelho, e ao P. Klement por sua vasta mundial animação missionária.

Iniciara assim a celebração do Jubileu.

Publicado em 27/10/2011 

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês